Projeto de melhorias no sistema de abastecimento de água e conscientização do uso racional de água na UFSC

O projeto

Visando aprimorar a gestão da água na UFSC através de um diagnóstico mais detalhado, de ações corretivas e de monitoramento inteligente, o projeto de melhorias no sistema de abastecimento de água foi estabelecido na universidade.

Apesar do acompanhamento do faturamento mensal dos hidrômetros, não há um monitoramento efetivo com potencial para detectar perdas, como vazamentos, equipamentos ineficientes, mau uso. Assim, verifica-se a necessidade de efetuar a análise dos consumos de água por unidade de medição, do estudo populacional dos campi e demandas de consumo, do cadastro do sistema de abastecimento de água disponível, bem como da identificação dos locais com maiores demandas de manutenção.

Inicialmente, o projeto terá como foco principal os maiores consumidores de água na universidade, sendo eles o Centro de Desportos, Restaurante Universitário, Colégio de Aplicação, Centro de Ciências Biológicas – MIP 1 e a Moradia Estudantil.

Desta forma, as propostas do projeto são:

• Analisar os consumo de água da UFSC por unidades medição (hidrômetros) em todos os Campi;
  • Comunicar a comunidade universitária sobre o consumo mensal de água da UFSC;
  • Sensibilizar a comunidade universitária sobre o uso racional de água;
  • Identificar áreas prioritárias de adequação (APAs);
  • Estimar os custos necessários para a estruturação da gestão da água;
  • Elaborar o Plano Simplificado de Melhorias do SAA, vinculando com as metas e ações previstas no Plano de Logística Sustentável da UFSC (PLS 2017) e demais planos, projetos e estudos existentes, quando cabíveis.

O projeto teve inicio em março de 2019 e é uma parceria da Coordenadoria de Gestão Ambiental com o Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSC.

Coordenador: Professor Rodrigo de Almeida Mohedano –

Eng. Djesser Zechner Sergio –

Acadêmica Eduarda Matté –

Acadêmica Lidiane Mayer –