PLS 2017

O Plano de Logística Sustentável é a ferramenta de planejamento que permite aos órgãos e entidades estabelecerem práticas de sustentabilidade e racionalização de gastos e processos na Administração Pública, que atende a Instrução Normativa nº 10/2012 do Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão.

Em maio de 2013 a UFSC publicou o primeiro Relatório do Plano de Gestão e Logística Sustentável (PLS 2013). É um relatório pioneiro de universidade pública brasileira, esse relatório reforçou o compromisso da UFSC com a sustentabilidade e impulsionou algumas ações relacionadas à temática, ainda que de modo restrito. A  Instrução Normativa nº 10/2012 exige que as organizações do Poder Executivo Federal mantenham rotinas de monitoramento e avaliação dos seus PLS.

Assim, em 2015 foi criada a Comissão Permanente de Sustentabilidade da UFSC, que tem diversas atribuições, uma delas é fomentar a sustentabilidade dentro da Universidade e acompanhar o PLS. Nesse ínterim, foi lançado também o Programa UFSC Sustentável, uma plataforma que tem como objetivo reunir as iniciativas sustentáveis da Universidade relacionadas à gestão e à academia e em Agosto de 2017, a UFSC publica o PLS 2017, que norteia todas as ações ligadas à gestão e sustentabilidade até 2019.

O documento inteiro tem 307 pgs. e está disponível em PLS 2017.

Porém, para facilitar o acesso rápido dos usuários a partes específicas do plano o documento foi segmentado e se encontra abaixo:

Seção 1 – Introdução e Seção 2 – Metodologia

Seção 3: Monitoramento e Diagnóstico PLS. Por Eixo: Compras e Contratações; Consumo; Deslocamento; Água e Esgoto; Energia; Resíduos; Qualidade de Vida; Geral.
Apresenta a contextualização geral de cada um dos eixos do PLS trazendo informações relacionadas a conceitos, legislação e dados relevantes da UFSC do período de 2013 a 2017 (até março). Descreve também a avaliação das ações do PLS UFSC 2013 na forma de tabela e gráficos. Apresenta ainda as boas práticas relacionadas à temática realizadas pela Universidade. E por fim, traz as novas metas do PLS UFSC 2017.

Seção 4: Metas e ações PLS 2017 (todos os eixos)
Apresenta a tabela completa de metas e ações divididas por eixo, incluindo os responsáveis, prazos e indicadores referentes à revisão do PLS UFSC 2013. Nessa seção foram analisadas as metas e ações do PLS UFSC 2013 e acrescentadas novas metas e ações definidas pela comissão.

Seção 5: Plano de Permeabilidade – Apresenta o Plano de Permeabilidade e Comunicação para o PLS UFSC 2017.

Seção 6: Considerações Finais.

Apêndice.– traz as contribuições recebidas durante o período da Consulta Pública e os respectivos encaminhamentos justificados.

>>> Conheça o PLS 2013