QV Discente

Ecossistema-UFSC

RELATÓRIO COMPARADO DA PESQUISA DE SATISFAÇÃO DISCENTE (2019/2020)

No Plano de Gestão e Logística Sustentável – PLS/2017 da UFSC, no Eixo Qualidade de Vida, a Meta 15 – Melhorar em 5% a qualidade de vida dos alunos, necessita de um indicador que aponte o nível de satisfação dos alunos.

A Coordenadoria de Gestão Ambiental – CGA procurou saber se a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis ou a Pró-reitoria de Graduação faziam alguma pesquisa de satisfação, ou se tinham algum material do tipo. Como nada foi encontrado, a CGA elaborou essa pesquisa para retratar um quadro geral da satisfação discente com a Universidade.

Foram realizadas duas pesquisas com os alunos, em 2018/2019 (Pesquisa 1) e 2019/2020 (Pesquisa 2), através de formulários do Google divulgados nas diversas mídias sociais onde a UFSC está presente.

Em 2018/2019 (Pesquisa 1), a pesquisa recebeu contribuições de 429 alunos, durante o período em que ficou disponível (de 15/10/2018 a 31/12/2018). Em 2019/2020 (Pesquisa 2), a pesquisa foi realizada entre 29/10/2019 e 10/01/2020 com a população discente da UFSC e recebeu 550 respostas.

 METODOLOGIA

A pesquisa foi realizada duas vezes, entre outubro/2018 e dezembro/2018 e, novamente, entre outubro/2019 e janeiro/2020 com a população discente da UFSC. Em 2018, foi feito pré-teste do questionário com bolsistas e alunos conhecidos. Para um intervalo de confiança de 95%, com margem de erro de 5%, o tamanho mínimo da amostra foi estabelecido em 381 estudantes. 

A consistência dos dados foi testada através do coeficiente de correlação de Pearson, que quantifica a força de associação linear entre duas variáveis, que apresentou forte correlação em todos os itens analisados; e do cálculo do Alfa de Cronbach, o valor encontrado foi de 0,95, indicando um bom nível de confiabilidade do teste, em ambos os anos da pesquisa.

Foram feitas perguntas nas dimensões infraestrutura, assistência estudantil e satisfação pessoal, além de duas questões abertas e três sobre sustentabilidade.

DIMENSÃO INFRAESTRUTURA

INFRAESTRUTURA

 Média 2019  Média 2020 Variação
1    Com relação às instalações utilizadas, considere:  [Mobiliário (mesas, cadeiras, outros)]             3,15             3,46               0,31
2    Com relação às instalações utilizadas, considere:  [Salas de aula]             3,13             3,51               0,39
3    Com relação às instalações utilizadas, considere:  [Equipamentos eletrônicos (computadores, outros)]             2,91             3,17               0,26
4    Com relação às instalações utilizadas, considere:  [Prédios de salas de aula]             3,02             3,36               0,34
5    Com relação às instalações utilizadas, considere:  [Laboratórios]             3,09             3,37               0,28
6    Com relação às instalações utilizadas, considere:  [Restaurante universitário]             3,51             3,52               0,01
7    Com relação às instalações utilizadas, considere:  [Lanchonetes]             3,54             3,47 –             0,08
8    Com relação às instalações utilizadas, considere:  [Biblioteca Universitária Central]             4,21             4,28               0,07
9    Com relação às instalações utilizadas, considere:  [Instalações esportivas]             3,37             3,55  0,17
10    Com relação às instalações utilizadas, considere:  [Biblioteca Setorial]             3,50             3,76               0,26
11    Com relação às instalações utilizadas, considere:  [Banheiros]             2,37             2,75               0,38
12    Com relação às instalações utilizadas, considere:  [Moradia estudantil]             1,96             2,42               0,45
21    Expresse seu nível de satisfação  : [Com relação aos espaços de lazer  disponíveis no campus, estou:]             2,93             3,24               0,31
22    Expresse seu nível de satisfação  : [Com relação às áreas verdes do Campus, estou:]             3,47             3,81               0,34
23    Expresse seu nível de satisfação  : [Com relação aos espaços de descanso disponíveis no campus, estou:]             2,51             2,84               0,33
24    Expresse seu nível de satisfação  : [Com relação aos espaços de estudo e trabalho em grupo extra-classe disponibilizados pela UFSC, estou:]             3,08             3,33               0,25
25    Expresse seu nível de satisfação  : [Com relação ao apoio às atividades esportivas realizadas pela UFSC, estou:]             2,72             3,17               0,45
26    Expresse seu nível de satisfação  : [Com relação às atividades culturais proporcionadas pela UFSC, estou:]             3,22             3,59               0,37
27    Expresse seu nível de satisfação  : [Com relação às atividades de integração proporcionadas pela UFSC, estou:]             2,73             3,13               0,40
28    Expresse seu nível de satisfação  : [Com relação ao atendimento de saúde (Odontológico e SASC-HU) proporcionado aos estudantes pela UFSC, estou:]             2,57             3,08 0,51
29    [Considero o campus da UFSC um local agradável]             3,82             4,20               0,38
30    [Eu me sinto seguro no campus durante o dia]             3,69             4,15               0,46
31    [Eu me sinto seguro no campus durante a noite]             1,92             2,42               0,50
32    [O serviço psicológico prestado pela Universidade atende as minhas necessidades]             2,36             2,86               0,50
33    [O serviço social prestado pela Universidade atende as minhas necessidades]             2,72             3,17               0,46
35    [Encontro o material que preciso na BU]             3,84             4,04               0,20

As pontuações médias das questões relacionadas a infraestrutura se encontram entre 1,9 e 4,3, como se pode ver na figura acima. Na Pesquisa 1, a menor média era 1,9 para a questão da segurança noturna no campus, e a maior média era 4,21 com relação a Biblioteca Universitária. Na Pesquisa 2, mantiveram-se os itens com as piores e melhores médias, sendo que nesse ano a satisfação a respeito da Moradia Estudantil e da segurança noturna empataram com a pior média 2,42. Já a satisfação com a BU subiu para 4,28.

infra medias

De um modo geral, com relação à infraestrutura os alunos estão mais satisfeitos com a biblioteca Universitária (duas questões das três mais bem avaliadas, itens 8 e 35) e consideram o campus um local agradável; do mesmo modo, os alunos estão menos satisfeitos com o estado dos banheiros (item 11), a moradia estudantil (item 12) e a segurança do campus a noite (item 31).

distribuicao infra

distribuicao infra 2

A maioria dos respondentes se encontra na faixa que avalia a UFSC como boa, 54,5% dos respondentes da Pesquisa 2 avalia a UFSC com notas, em média, entre 3 e 4. Os respondentes que estão acima de 4 correspondem a 20,4% do total e 25,1% avalia a UFSC com nota menor que 3. Nota-se um aumento na frequência dos níveis muito bom e bom, de um ano para o outro, de 61% para 74,9%, notadamente no nível Muito Bom que passou de 9% para 20,4%.

A média geral da Pesquisa 1 ficou em 3,1 e na Pesquisa 2, 3,4, um incremento de 9,8%.

DIMENSÃO ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL  Média 2019  Média 2020 Variação
34 Avalie:  [Estou satisfeito com as refeições disponibilizadas pelo Restaurante Universitário]             3,45             3,31 –        0,14
14 Avalie:  [Bolsa estudantil UFSC (auxílio financeiro aos graduandos que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica)]             3,14             3,42          0,28
13 Avalie:  [Auxílio creche (auxílio para estudantes em vulnerabilidade econômica com filhos até 6 anos de idade)]             2,86             3,27          0,41
19 Avalie:  [Apoio à realização de eventos acadêmicos]             2,80             3,16          0,36
15 Avalie:  [Bolsa permanência MEC (auxílio financeiro a estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica e para estudantes indígenas e quilombolas)]             2,77             3,27          0,49
17 Avalie:  [Apoio à apresentações de trabalhos acadêmicos]             2,66             3,09          0,44
18 Avalie:  [Apoio à participação coletiva em eventos (disponibilização de transporte e auxílio financeiro)]             2,61             3,00          0,39
20 Avalie:  [Apoio à viagens de estudo  (transporte para “aulas de campo” e “visitas técnicas”)]             2,45             2,88          0,43
16 Avalie:  [Moradia estudantil]             2,22             2,77          0,55

 

assist estudantil medias

As pontuações médias das questões relacionadas a infraestrutura se encontram entre 2,12 (moradia) e 3,44 (RU), na Pesquisa 1, e entre 2,77 (moradia) e 3,42 (Bolsas) na Pesquisa 2, como se pode ver na figura. Em 2018/2019, a menor média era 2,12 para a questão da moradia estudantil no campus, e a maior média era 3,44 com relação ao Restaurante Universitário. Deve-se notar que nesta dimensão são avaliadas as medidas de assistência estudantil enquanto programas de apoio, dessa forma a moradia foi avaliada na dimensão infraestrutura quanto às instalações e na dimensão assistência estudantil a moradia é avaliada enquanto programa de auxílio à permanência.

Em 2019/2020, mantiveram-se como os itens com as piores avaliações, a moradia estudantil e o atendimento psicológico, respectivamente 2,77 e 2,86, e nas melhores avaliações alternaram-se a avaliação do restaurante universitário e a bolsa estudantil, respectivamente 3,31 e 3,42.

Nota-se que a média geral era de 2,68, na Pesquisa 1, em 2018/2019. E aumentou 16,16%, para 3,11, na Pesquisa 2, em 2019/2020, nível nem muito bom e nem péssimo.

assist estudantil distr 1

assist estudantil distr 2

Na última pesquisa, a maioria dos respondentes se encontra na faixa que avalia a UFSC como boa e muito boa, 51,3% dos respondentes avalia a UFSC com notas, em média, acima de 3. Os respondentes que avaliaram a UFSC com nota menor que 3 representam 48,7% dos respondentes da pesquisa. Devido à alta frequência de respostas “não se aplica” nessa amostra, nos itens da dimensão assistência estudantil, deve-se analisar com cautela esses dados, não sendo prudente generalizar as conclusões.

DIMENSÃO SATISFAÇÃO PESSOAL

SATISFAÇÃO PESSOAL  Média 2019  Média 2020 Variação
38 A universidade supera minhas expectativas             3,04               3,26           0,22
37 De um modo geral estou satisfeito com a universidade             3,52  3,74           0,22
36 De um modo geral estou feliz com a minha experiência universitária             3,59  3,73           0,14
40 Eu acredito que a universidade me possibilita uma boa formação profissional             4,06 4,21           0,15
39 Ter escolhido estudar na UFSC foi a decisão certa  4,14 4,27           0,13
41 Eu indicaria a outras pessoas que estudassem na UFSC             4,32             4,40           0,08

satisfacao medias

As pontuações médias das questões relacionadas a satisfação pessoal se encontram entre 3,04 e 4,32 na primeira pesquisa e, entre 3,26 e 4,40 na última, como se pode ver na figura. Na Pesquisa 1, a menor média era 3,04 com relação a “A universidade supera minhas expectativas”, e a maior média era 4,32 para a questão “eu indicaria a outras pessoas que estudassem na UFSC”.

Na Pesquisa 2, a menor média continuou sendo com relação a “A universidade supera minhas expectativas”, com média 3,26, e a maior média novamente foi para a questão “eu indicaria a outras pessoas que estudassem na UFSC”, com 4,40 de média.

A média geral foi de 3,78, na Pesquisa 1, e de 3,94 na Pesquisa 2, um incremento de 4,16%. Que deve ser interpretado em conjunto com os outros dados, inclusive as frequências por respostas.

satisfacao distr 1

satisfacao distr 2

Pode-se inferir que os estudantes estão satisfeitos com a sua experiência na UFSC e recomendariam a Universidade para outras pessoas. Apesar de na Pesquisa 2 o percentual de estudantes no nível muito bom ter aumentado, também aumentou a faixa de estudantes nos níveis ruim e péssimo.

QUESTÕES ABERTAS

Foram feitas duas questões abertas: “Com o que você está insatisfeito na UFSC?” e “O que poderia melhorar o seu nível de satisfação com a UFSC?”. Conforme a Análise de Conteúdo (CAREGNATO e MUTTI, 2006), onde a análise por categorias tenta encontrar significações para termos e palavras que se repetem, em 2018 e 2019, os termos identificados, categorizados e ordenados por frequência conforme identificado nos textos das respostas, podem ser vistos a seguir.

aberta1

aberta2

aberta3

aberta4

Consistentemente os estudantes manifestaram desejo de que a Infraestrutura, o RU, a segurança e o ensino melhorem nas duas pesquisas.

 

SUSTENTABILIDADE

Foram feitas mais três questões sobre a percepção dos estudantes quanto ao trabalho da Universidade na área da sustentabilidade. Na sequência se observa os resultados da Pesquisa 1 e Pesquisa 2.

sust12018:

sust22019:

Para o item: “Com relação à atuação interna da UFSC em relação à sustentabilidade, eu estou:”, em 2018/2019, na Pesquisa 1, 39% dos estudantes respondeu que estava “satisfeito” e “muito satisfeito”, na Pesquisa 2, em 2019/2020, esse percentual aumentou para 55%. Tal incremento, pode ser justificado, também, pelas campanhas educativas e participações da CGA no Instagram, entre outras ações como  as intervenções artísticas.

A pesquisa fez algumas perguntas que não servem para avaliar a percepção dos estudantes quanto à qualidade de suas experiências na UFSC, no entanto ajudam a traçar um perfil do estudante da UFSC, são perguntas sobre bullying, veganismo/vegetarianismo, e outras. Esse perfil pode ser visto no relatório original aqui.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CAREGNATO, R. C. A.; MUTTI, R. PESQUISA QUALITATIVA: ANÁLISE DE DISCURSO VERSUS ANÁLISE DE CONTEÚDO. Reflexão teórica, 2006.