QV Discente
RELATÓRIO COMPARADO DA PESQUISA DE SATISFAÇÃO DISCENTE (2019/2020)
No Plano de Gestão e Logística Sustentável – PLS/2017 da UFSC, no Eixo Qualidade de Vida, a Meta 15 – Melhorar em 5% a qualidade de vida dos alunos, necessita de um indicador que aponte o nível de satisfação dos alunos.
A Coordenadoria de Gestão Ambiental – CGA procurou saber se a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis ou a Pró-reitoria de Graduação faziam alguma pesquisa de satisfação, ou se tinham algum material do tipo. Como nada foi encontrado, a CGA elaborou essa pesquisa para retratar um quadro geral da satisfação discente com a Universidade.
Foram realizadas duas pesquisas com os alunos, em 2018/2019 (Pesquisa 1) e 2019/2020 (Pesquisa 2), através de formulários do Google divulgados nas diversas mídias sociais onde a UFSC está presente.
Em 2018/2019 (Pesquisa 1), a pesquisa recebeu contribuições de 429 alunos, durante o período em que ficou disponível (de 15/10/2018 a 31/12/2018). Em 2019/2020 (Pesquisa 2), a pesquisa foi realizada entre 29/10/2019 e 10/01/2020 com a população discente da UFSC e recebeu 550 respostas.
METODOLOGIA
A pesquisa foi realizada duas vezes, entre outubro/2018 e dezembro/2018 e, novamente, entre outubro/2019 e janeiro/2020 com a população discente da UFSC. Em 2018, foi feito pré-teste do questionário com bolsistas e alunos conhecidos. Para um intervalo de confiança de 95%, com margem de erro de 5%, o tamanho mínimo da amostra foi estabelecido em 381 estudantes.
A consistência dos dados foi testada através do coeficiente de correlação de Pearson, que quantifica a força de associação linear entre duas variáveis, que apresentou forte correlação em todos os itens analisados; e do cálculo do Alfa de Cronbach, o valor encontrado foi de 0,95, indicando um bom nível de confiabilidade do teste, em ambos os anos da pesquisa.
Foram feitas perguntas nas dimensões infraestrutura, assistência estudantil e satisfação pessoal, além de duas questões abertas e três sobre sustentabilidade.
DIMENSÃO INFRAESTRUTURA
INFRAESTRUTURA |
Média 2019 | Média 2020 | Variação | |
1 | Com relação às instalações utilizadas, considere: [Mobiliário (mesas, cadeiras, outros)] | 3,15 | 3,46 | 0,31 |
2 | Com relação às instalações utilizadas, considere: [Salas de aula] | 3,13 | 3,51 | 0,39 |
3 | Com relação às instalações utilizadas, considere: [Equipamentos eletrônicos (computadores, outros)] | 2,91 | 3,17 | 0,26 |
4 | Com relação às instalações utilizadas, considere: [Prédios de salas de aula] | 3,02 | 3,36 | 0,34 |
5 | Com relação às instalações utilizadas, considere: [Laboratórios] | 3,09 | 3,37 | 0,28 |
6 | Com relação às instalações utilizadas, considere: [Restaurante universitário] | 3,51 | 3,52 | 0,01 |
7 | Com relação às instalações utilizadas, considere: [Lanchonetes] | 3,54 | 3,47 | – 0,08 |
8 | Com relação às instalações utilizadas, considere: [Biblioteca Universitária Central] | 4,21 | 4,28 | 0,07 |
9 | Com relação às instalações utilizadas, considere: [Instalações esportivas] | 3,37 | 3,55 | 0,17 |
10 | Com relação às instalações utilizadas, considere: [Biblioteca Setorial] | 3,50 | 3,76 | 0,26 |
11 | Com relação às instalações utilizadas, considere: [Banheiros] | 2,37 | 2,75 | 0,38 |
12 | Com relação às instalações utilizadas, considere: [Moradia estudantil] | 1,96 | 2,42 | 0,45 |
21 | Expresse seu nível de satisfação : [Com relação aos espaços de lazer disponíveis no campus, estou:] | 2,93 | 3,24 | 0,31 |
22 | Expresse seu nível de satisfação : [Com relação às áreas verdes do Campus, estou:] | 3,47 | 3,81 | 0,34 |
23 | Expresse seu nível de satisfação : [Com relação aos espaços de descanso disponíveis no campus, estou:] | 2,51 | 2,84 | 0,33 |
24 | Expresse seu nível de satisfação : [Com relação aos espaços de estudo e trabalho em grupo extra-classe disponibilizados pela UFSC, estou:] | 3,08 | 3,33 | 0,25 |
25 | Expresse seu nível de satisfação : [Com relação ao apoio às atividades esportivas realizadas pela UFSC, estou:] | 2,72 | 3,17 | 0,45 |
26 | Expresse seu nível de satisfação : [Com relação às atividades culturais proporcionadas pela UFSC, estou:] | 3,22 | 3,59 | 0,37 |
27 | Expresse seu nível de satisfação : [Com relação às atividades de integração proporcionadas pela UFSC, estou:] | 2,73 | 3,13 | 0,40 |
28 | Expresse seu nível de satisfação : [Com relação ao atendimento de saúde (Odontológico e SASC-HU) proporcionado aos estudantes pela UFSC, estou:] | 2,57 | 3,08 | 0,51 |
29 | [Considero o campus da UFSC um local agradável] | 3,82 | 4,20 | 0,38 |
30 | [Eu me sinto seguro no campus durante o dia] | 3,69 | 4,15 | 0,46 |
31 | [Eu me sinto seguro no campus durante a noite] | 1,92 | 2,42 | 0,50 |
32 | [O serviço psicológico prestado pela Universidade atende as minhas necessidades] | 2,36 | 2,86 | 0,50 |
33 | [O serviço social prestado pela Universidade atende as minhas necessidades] | 2,72 | 3,17 | 0,46 |
35 | [Encontro o material que preciso na BU] | 3,84 | 4,04 | 0,20 |
As pontuações médias das questões relacionadas a infraestrutura se encontram entre 1,9 e 4,3, como se pode ver na figura acima. Na Pesquisa 1, a menor média era 1,9 para a questão da segurança noturna no campus, e a maior média era 4,21 com relação a Biblioteca Universitária. Na Pesquisa 2, mantiveram-se os itens com as piores e melhores médias, sendo que nesse ano a satisfação a respeito da Moradia Estudantil e da segurança noturna empataram com a pior média 2,42. Já a satisfação com a BU subiu para 4,28.
De um modo geral, com relação à infraestrutura os alunos estão mais satisfeitos com a biblioteca Universitária (duas questões das três mais bem avaliadas, itens 8 e 35) e consideram o campus um local agradável; do mesmo modo, os alunos estão menos satisfeitos com o estado dos banheiros (item 11), a moradia estudantil (item 12) e a segurança do campus a noite (item 31).
A maioria dos respondentes se encontra na faixa que avalia a UFSC como boa, 54,5% dos respondentes da Pesquisa 2 avalia a UFSC com notas, em média, entre 3 e 4. Os respondentes que estão acima de 4 correspondem a 20,4% do total e 25,1% avalia a UFSC com nota menor que 3. Nota-se um aumento na frequência dos níveis muito bom e bom, de um ano para o outro, de 61% para 74,9%, notadamente no nível Muito Bom que passou de 9% para 20,4%.
A média geral da Pesquisa 1 ficou em 3,1 e na Pesquisa 2, 3,4, um incremento de 9,8%.
DIMENSÃO ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL
ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL | Média 2019 | Média 2020 | Variação | |
34 | Avalie: [Estou satisfeito com as refeições disponibilizadas pelo Restaurante Universitário] | 3,45 | 3,31 | – 0,14 |
14 | Avalie: [Bolsa estudantil UFSC (auxílio financeiro aos graduandos que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica)] | 3,14 | 3,42 | 0,28 |
13 | Avalie: [Auxílio creche (auxílio para estudantes em vulnerabilidade econômica com filhos até 6 anos de idade)] | 2,86 | 3,27 | 0,41 |
19 | Avalie: [Apoio à realização de eventos acadêmicos] | 2,80 | 3,16 | 0,36 |
15 | Avalie: [Bolsa permanência MEC (auxílio financeiro a estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica e para estudantes indígenas e quilombolas)] | 2,77 | 3,27 | 0,49 |
17 | Avalie: [Apoio à apresentações de trabalhos acadêmicos] | 2,66 | 3,09 | 0,44 |
18 | Avalie: [Apoio à participação coletiva em eventos (disponibilização de transporte e auxílio financeiro)] | 2,61 | 3,00 | 0,39 |
20 | Avalie: [Apoio à viagens de estudo (transporte para “aulas de campo” e “visitas técnicas”)] | 2,45 | 2,88 | 0,43 |
16 | Avalie: [Moradia estudantil] | 2,22 | 2,77 | 0,55 |
As pontuações médias das questões relacionadas a infraestrutura se encontram entre 2,12 (moradia) e 3,44 (RU), na Pesquisa 1, e entre 2,77 (moradia) e 3,42 (Bolsas) na Pesquisa 2, como se pode ver na figura. Em 2018/2019, a menor média era 2,12 para a questão da moradia estudantil no campus, e a maior média era 3,44 com relação ao Restaurante Universitário. Deve-se notar que nesta dimensão são avaliadas as medidas de assistência estudantil enquanto programas de apoio, dessa forma a moradia foi avaliada na dimensão infraestrutura quanto às instalações e na dimensão assistência estudantil a moradia é avaliada enquanto programa de auxílio à permanência.
Em 2019/2020, mantiveram-se como os itens com as piores avaliações, a moradia estudantil e o atendimento psicológico, respectivamente 2,77 e 2,86, e nas melhores avaliações alternaram-se a avaliação do restaurante universitário e a bolsa estudantil, respectivamente 3,31 e 3,42.
Nota-se que a média geral era de 2,68, na Pesquisa 1, em 2018/2019. E aumentou 16,16%, para 3,11, na Pesquisa 2, em 2019/2020, nível nem muito bom e nem péssimo.
Na última pesquisa, a maioria dos respondentes se encontra na faixa que avalia a UFSC como boa e muito boa, 51,3% dos respondentes avalia a UFSC com notas, em média, acima de 3. Os respondentes que avaliaram a UFSC com nota menor que 3 representam 48,7% dos respondentes da pesquisa. Devido à alta frequência de respostas “não se aplica” nessa amostra, nos itens da dimensão assistência estudantil, deve-se analisar com cautela esses dados, não sendo prudente generalizar as conclusões.
DIMENSÃO SATISFAÇÃO PESSOAL
SATISFAÇÃO PESSOAL | Média 2019 | Média 2020 | Variação | |
38 | A universidade supera minhas expectativas | 3,04 | 3,26 | 0,22 |
37 | De um modo geral estou satisfeito com a universidade | 3,52 | 3,74 | 0,22 |
36 | De um modo geral estou feliz com a minha experiência universitária | 3,59 | 3,73 | 0,14 |
40 | Eu acredito que a universidade me possibilita uma boa formação profissional | 4,06 | 4,21 | 0,15 |
39 | Ter escolhido estudar na UFSC foi a decisão certa | 4,14 | 4,27 | 0,13 |
41 | Eu indicaria a outras pessoas que estudassem na UFSC | 4,32 | 4,40 | 0,08 |
As pontuações médias das questões relacionadas a satisfação pessoal se encontram entre 3,04 e 4,32 na primeira pesquisa e, entre 3,26 e 4,40 na última, como se pode ver na figura. Na Pesquisa 1, a menor média era 3,04 com relação a “A universidade supera minhas expectativas”, e a maior média era 4,32 para a questão “eu indicaria a outras pessoas que estudassem na UFSC”.
Na Pesquisa 2, a menor média continuou sendo com relação a “A universidade supera minhas expectativas”, com média 3,26, e a maior média novamente foi para a questão “eu indicaria a outras pessoas que estudassem na UFSC”, com 4,40 de média.
A média geral foi de 3,78, na Pesquisa 1, e de 3,94 na Pesquisa 2, um incremento de 4,16%. Que deve ser interpretado em conjunto com os outros dados, inclusive as frequências por respostas.
Pode-se inferir que os estudantes estão satisfeitos com a sua experiência na UFSC e recomendariam a Universidade para outras pessoas. Apesar de na Pesquisa 2 o percentual de estudantes no nível muito bom ter aumentado, também aumentou a faixa de estudantes nos níveis ruim e péssimo.
QUESTÕES ABERTAS
Foram feitas duas questões abertas: “Com o que você está insatisfeito na UFSC?” e “O que poderia melhorar o seu nível de satisfação com a UFSC?”. Conforme a Análise de Conteúdo (CAREGNATO e MUTTI, 2006), onde a análise por categorias tenta encontrar significações para termos e palavras que se repetem, em 2018 e 2019, os termos identificados, categorizados e ordenados por frequência conforme identificado nos textos das respostas, podem ser vistos a seguir.
Consistentemente os estudantes manifestaram desejo de que a Infraestrutura, o RU, a segurança e o ensino melhorem nas duas pesquisas.
SUSTENTABILIDADE
Foram feitas mais três questões sobre a percepção dos estudantes quanto ao trabalho da Universidade na área da sustentabilidade. Na sequência se observa os resultados da Pesquisa 1 e Pesquisa 2.
2018:
2019:
Para o item: “Com relação à atuação interna da UFSC em relação à sustentabilidade, eu estou:”, em 2018/2019, na Pesquisa 1, 39% dos estudantes respondeu que estava “satisfeito” e “muito satisfeito”, na Pesquisa 2, em 2019/2020, esse percentual aumentou para 55%. Tal incremento, pode ser justificado, também, pelas campanhas educativas e participações da CGA no Instagram, entre outras ações como as intervenções artísticas.
A pesquisa fez algumas perguntas que não servem para avaliar a percepção dos estudantes quanto à qualidade de suas experiências na UFSC, no entanto ajudam a traçar um perfil do estudante da UFSC, são perguntas sobre bullying, veganismo/vegetarianismo, e outras. Esse perfil pode ser visto no relatório original aqui.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CAREGNATO, R. C. A.; MUTTI, R. PESQUISA QUALITATIVA: ANÁLISE DE DISCURSO VERSUS ANÁLISE DE CONTEÚDO. Reflexão teórica, 2006.