Plano de Logística Sustentável – PLS UFSC
O Plano de Logística Sustentável é a ferramenta de planejamento que permite aos órgãos e entidades estabelecerem práticas de sustentabilidade e racionalização de gastos e processos na Administração Pública, que atende a Instrução Normativa nº 10/2012 do Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão.
Dessa forma, em maio de 2013, a UFSC publicou o primeiro Relatório do Plano de Gestão e Logística Sustentável (PLS 2013). Tendo sido o primeiro de uma universidade pública brasileira, esse relatório reforçou o compromisso da UFSC com a sustentabilidade e impulsionou algumas ações relacionadas à temática, ainda que de modo restrito. A mesma Instrução Normativa exige que as organizações do Poder Executivo Federal mantenham rotinas de monitoramento e avaliação dos seus PLS.
Assim, em 2015 foi criada a Comissão Permanente de Sustentabilidade da UFSC, que tem, entre outras, as atribuições de fomentar a sustentabilidade dentro da Universidade e acompanhar o PLS. Nesse ínterim, foi lançado também o Programa UFSC Sustentável, uma plataforma que tem como objetivo reunir as iniciativas sustentáveis da Universidade relacionadas à gestão e à academia e em Agosto de 2017, a UFSC publica o PLS 2017, que norteia todas as ações ligadas à gestão e sustentabilidade até 2019.