QV Servidor

PESQUISA DE QUALIDADE DE VIDA – SERVIDORES

A seguir encontram-se extratos retirados do relatório final sobre a pesquisa, que pode ser lido na íntegra aqui.

O Plano de Gestão e Logística Sustentável da UFSC (PLS) possui diversas ações com objetivo de aumentar a satisfação do servidor e sua percepção de qualidade de vida.

A qualidade de vida percebida pelo servidor depende, entre outras coisas, das condições objetivas e das oportunidades que ele percebe em dimensões como saúde, educação, atividades pessoais, conexões sociais, condições ambientais e de segurança.

Para poder medir o resultado das ações do PLS na satisfação do servidor a CGA compôs e aplicou um questionário com perguntas sobre: I) ambiente; II) capacitação; III) chefia; IV) instituição; V) reconhecimento profissional; VI) relações interpessoais; e, VII) geral.

A pesquisa foi realizada duas vezes, uma em 2018/2019 (pesquisa 1) e outra em 2019/2020 (pesquisa 2), atingindo em ambas uma amostra de 365 e 389 respondentes, respectivamente. Tal amostra equivale a um nível de confiança de 95% e uma margem de erro de 5%.

METODOLOGIA

Ambas as pesquisas foram realizadas através da plataforma “Google Forms” e divulgadas nas mídias sociais da UFSC (Facebook, Instagram e por email). A Pesquisa 1, de 2018/2019, recolheu dados entre 15 de outubro de 2018 e 15 de fevereiro de 2019. Recebeu 365 respostas, de uma população de 5.814 servidores, constituindo um nível de confiança de 95%, com 5% de erro, de que a amostra represente a população pesquisada. A Pesquisa 2, 2019/2020, coletou dados entre 31 de outubro de 2019 e 20 de janeiro de 2020. Recebeu 389 respostas, constituindo o mesmo grau de confiança e margem de erro.

O questionário apresentou 51 itens com alternativas de respostas de 1 a 5, representando discordo fortemente a concordo fortemente (escala likert) e 7 itens com alternativas de resposta “sim” ou “não”, além de uma questão aberta (“O que poderia melhorar o seu nível de satisfação com a UFSC?”).

As estatísticas descritivas dos dados mostraram que, na Pesquisa 1, a média das respostas foi 3,431. Foi analisada também a consistência interna (Alfa de Cronbach), cujo valor obtido foi de 0,94, que significa que o teste está consistente. Na Pesquisa 2, a média das respostas (politômicas) foi de 3,463 um pouco acima da pesquisa anterior (0,93%).

INFRAESTRUTURA

Esta categoria buscou analisar as condições físicas do ambiente de trabalho, tais como: mobiliário, equipamento, higiene, iluminação e afins.

AMBIENTE DE TRABALHO E CARREIRA

Nessa categoria reúnem-se os itens que procuram avaliar o ambiente de trabalho do servidor, as regras e normas internas, a satisfação do servidor com o desenvolvimento do seu trabalho e carreira.

tabambiente

 

RELACIONAMENTO COM CHEFIA E COLEGAS

Nessa categoria reúnem-se os itens que procuram avaliar o ambiente de trabalho do servidor, as regras e normas internas, a satisfação do servidor com o desenvolvimento do seu trabalho e carreira e seus relacionamentos interpessoais, com a chefia e com os colegas.

tabela chefia e colegas

Outras perguntas

Foram feitas também perguntas dicotômicas sobre assédio moral e sexual, possuíam duas alternativas de respostas, “sim” ou “não”. Tais perguntas foram feitas apenas com a intenção de se identificar o potencial de algum problema nessa dimensão e encaminhar para o setor de Atenção à Saúde do Servidor na Pró-reitoria de Gestão de Pessoas. Sendo assim, não foram feitas muitas considerações sobre esse assunto.

tabela assedio1tabela assedio2tabela assedio3

Pergunta aberta

Ao final do questionário havia uma pergunta aberta opcional: “O que poderia melhorar o seu nível de satisfação com a UFSC?”.

Conforme a Análise de Conteúdo, foi feita a análise por categorias para buscar significações para termos e palavras que se repetem,  os termos identificados, foram categorizados e ordenados por frequência conforme identificado nas respostas.

 

aberta1aberta2

Esses extratos foram retirados do Relatório Final, que pode ser lido na íntegra aqui.