Papel

O uso recorrente de papel nos processos diários das organizações implica, além do consumo do papel em si, em grandes quantidades de resíduos gerados, com desperdícios de tinta de impressão, energia elétrica e custos de manutenção dos equipamentos. Ao depender do papel para a realização de processos internos há ainda a necessidade de espaço físico para armazenar os estoques de toneladas de papel e arquivar os documentos gerados. Portanto, o uso do papel deve ser repensado, a substituição de processos físicos por processos digitais deve ser priorizada e incentivada para a redução de desperdício e de uso de recursos naturais.

Papel reciclado ou papel virgem?

Um novo tipo de papel chamado papel virgem, que é alternativa de empresas como a Natura, pode ser fabricado a partir de madeira, palha, bagaço de cana, trapos, algodão que é praticamente celulose pura e outras fibras naturais, além de não degradar áreas florestais. Entretanto, ao considerar a quantidade de água utilizada para a sua produção desde o início, são utilizados aproximadamente um litro de água por folha A4. Isso iniciou questionamentos sobre o real impacto ambiental na utilização de papel reciclado por dois motivos: do lado ambiental, se a energia utilizada para recolher o papel a ser reciclado supera a eficiência dos produtos reciclados; e do lado social, se o volume de empregos de catadores é maior do que o gerado pela cadeia produtiva da madeira. Não há dúvidas que é importante utilizar métodos como folhas de rascunho, por exemplo; porém o papel pode ser reciclado apenas sete vezes, e necessita de sobras de papel usado, fazendo com que os dois ramos caminhem juntos.

Para conscientizar alunos, professores e servidores da nossa universidade, fizemos a relação de papel A4 branco e reciclável utilizado mensalmente pela UFSC nos últimos anos.

 

Consumo de Papel A4

Consumo mensal de papel (resma) 2019

Percentual de papel A4 Branco e Reciclado

 

Estas e outras informações estão reunidas AQUI, onde constam inúmeros dados de consumo da Universidade, confira!

 

Confira abaixo dicas para economizar tinta e papel!

-> Instale a Ecofonte, ela economiza 20% de tinta.

-> Como configurar a impressão frente e verso como padrão da impressora?