CGA lança campanha de combate a vazamentos de água na UFSC

25/09/2019 13:11

As ações de redução no consumo de água na UFSC ao longo do ano de 2019 já resultaram em uma economia de 29.092 m³ para o período de Janeiro a Agosto, em comparação ao mesmo período em 2018. As ações têm por objetivo identificar vazamentos na rede de distribuição e solicitar as manutenções necessárias para evitar o desperdício de água.

Entretanto, o monitoramento do consumo de água ainda é muito amplo e não é possível identificar com antecedência irregularidades no abastecimento da universidade.

Atualmente, a comunicação de problemas com vazamentos e solicitações de manutenção é uma atividade de responsabilidade dos administradores de edifícios e demais servidores responsáveis na universidade com o Departamento de Manutenção de Predial e de Infraestrutura (DMPI), na qual dificilmente alunos e demais TAEs são envolvidos.

Assim, a Coordenadoria de Gestão Ambiental lançou em Setembro de 2019 a campanha de combate a vazamentos na UFSC. A mesma conta com um canal de comunicação aberto a comunidade universitária para tratar de assuntos relacionados à gestão da água, esgoto e cursos d’água na universidade. Assim, avisos sobre vazamentos e demais sugestões podem ser também encaminhados para este canal pelo aplicativo de mensagens Whatsapp no número (48) 3721-4228.

O canal de comunicação visa abrir espaço para toda a comunidade universitária participar da gestão de água na UFSC, reforçando que todos podem contribuir e ajudar a reduzir o consumo de água na universidade, facilitando a comunicação entre usuários e setores responsáveis pela manutenção. Caso você  se depare com algum vazamento pelo campus poderá enviar o seu relato e solicitação através do Whatsapp.

Adesivos com informações do canal de gestão da água serão distribuídos nos principais locais de circulação e de uso da água.

Adesivos de divulgação da campanha.

O canal de gestão da água é uma iniciativa do Projeto de Extensão Plano Simplificado de Melhorias do Sistema de Abastecimento da Água e Conscientização para o Uso Racional da Água, de parceria da CGA e Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental. Saiba mais sobre a campanha clicando aqui.

Você faz parte dessa conta! Ajude a UFSC a reduzir o desperdício de água.