Campanhas Educativas

Campanha de combate a vazamentos na UFSC

A comunicação de problemas de vazamentos ou pedidos de manutenção hidráulica na UFSC é realizada através do sistema online SPA por servidores da UFSC, principalmente administradores de edifícios de cada departamento ou centro. Estes pedidos são encaminhados para o DMPI (Departamento de Manutenção Predial e de Infraestrutura) que conta com o setor de serviço de manutenção em hidráulica que realiza estes serviços.

O DMPI possui um canal online aos usuários sem acesso ao SPA, através de um formulário online para denúncias (http://dmpi.seoma.ufsc.br/contato/).

Em Setembro de 2019, a CGA criou um canal oficial de comunicação para a gestão da água, esgoto e cursos d’água. Assim, avisos de vazamentos e demais sugestões podem ser também encaminhados para este canal pelo aplicativo de mensagens whatsapp ao número (48) 3721-4228.

A gerencia do canal de gestão da água para a comunidade universitária é uma campanha de redução do consumo de água de iniciativa do Projeto de Extensão: Plano de Melhorias do Sistema de Abastecimento da Água e Conscientização para o Uso Racional da Água, de parceria da CGA e Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental.

Com o objetivo de facilitar a comunicação entre usuários e responsáveis pela manutenção hidráulica na UFSC, adesivos com informações do canal de gestão da água serão distribuídos nos principais locais de circulação e uso da água. Caso você  se depare com algum vazamento pelo campus poderá enviar o seu relato e solicitação através do Whatsapp!

Ajude a reduzir o nosso consumo de água!

___________________________________________________________________________________________________________

Como podemos economizar?

Como comunidade acadêmica é nosso dever diminuir o desperdício de água. Seguem abaixo algumas dicas.

  • Certificar que as torneiras estão fechadas. Com a torneira aberta, você gasta de 12 a 20 litros de água por minuto. Se deixar pingando, são desperdiçados 46 litros por dia.
  • Aproveite a água da chuva para aguar as plantas e o jardim. As plantas absorvem mais água em horários quentes, então molhe-as de manhã cedo ou no fim do dia.
  • Saber ler o hidrômetro é muito simples e pode ajudar a detectar problemas como vazamentos, percebidos pelo consumo fora do normal.
  • Diminua o tempo no chuveiro, banhos rápidos (de no máximo 10 minutos) economizam água e energia.
  • Encha a pia para esfregar talheres e louças, a economia será de 10 litros de água por dia.
  • Ao lavar a calçada não utilize a mangueira como se fosse vassoura. Utilize uma vassoura de verdade e depois jogue um balde d’água (assim você economiza até 250 litros de água).