Coleta Seletiva Solidária é implementada na Moradia Estudantil da UFSC

11/05/2018 12:39

A implementação da Coleta Seletiva Solidária (CSS) na Moradia Estudantil da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) ocorreu hoje, dia 11 de maio, no jardim da casa dos estudantes. Dentre os parceiros do projeto, estão a Coordenadoria de Gestão Ambiental e a Fundação Municipal do Meio Ambiente. A iniciativa foi pensada a partir do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Ronan Caetano, residente da moradia. Novas placas foram instaladas para que a coleta se torne mais fácil. No sábado, dia 19, haverá reunião entre os residentes da Moradia Estudantil e os parceiros do projeto para discutir a organização da Coleta Seletiva Solidária, além da possibilidade de criação de composteira ou minhocário.

A Coleta Seletiva, que já funciona em outros setores da UFSC, é instituída pelo Decreto Federal no5940/2006. Tal lei serve tanto para diminuir o volume de resíduos que são enviados para aterros sanitários, como o de Biguaçu, quanto para apoiar cooperativas de catadores de material reciclado, já que discorre sobre a “separação dos resíduos recicláveis descartados pelos órgãos e entidades da administração pública federal direta e indireta, na fonte geradora, e a sua destinação às associações e cooperativas dos catadores de materiais recicláveis”.

Placas de educação ambiental sobre o caminho dos rejeitos, recicláveis e orgânicos sendo expostas na Moradia Estudantil. Foto: Lívia Schumacher/CGA

Tags: CSS