O que é a Coleta Seletiva Solidária

A Coleta Seletiva Solidária (CSS) é uma ação para realizar a separação dos resíduos recicláveis descartados e destiná-los à associações e cooperativas de catadores. Esta é instituída pelo  Decreto Federal no 5940/2006 que determina a “separação dos resíduos recicláveis descartados pelos órgãos e entidades da administração pública federal direta e indireta, na fonte geradora, e a sua destinação às associações e cooperativas dos catadores de materiais recicláveis”.

Esta legislação, além de incentivar a reciclagem e diminuir a quantidade de resíduos destinados aos aterros, possui um viés social muito forte, formalizando e apoiando as cooperativas e associações de catadores.

Para a implementação foi instituída a Comissão para a Coleta Seletiva Solidária. Esta comissão traçou metas e planos de ação com o intuito de implementar e supervisionar as atividades realizadas na coleta, como a supervisão da separação dos resíduos recicláveis, garantindo que estes sejam destinados as associações e cooperativas de catadores.

Desta forma, a UFSC implementou no Campus Reitor João David Ferreira Lima a Coleta Seletiva Solidária, que consiste na segregação dos resíduos em Recicláveis e Rejeitos*. 

*Os resíduos orgânicos também podem ser reciclados por meio de compostagem ou por outros processos. Porém, nesta fase de implantação da coleta seletiva, será realizada a reciclagem apenas dos resíduos recicláveis como papel, plástico, vidro e metal. Atualmente a equipe de gestão de resíduos da UFSC já está trabalhando para a implementação da coleta de resíduos orgânicos.

 

 


Mais informações sobre a Coleta Seletiva Solidária em: Gestão de Resíduos UFSC – Coleta Seletiva Solidária