Dica sustentável: o que são ambientes virtuais de aprendizagem?

22/11/2016 12:43

Em 2017, a UFSC consumiu quase seis milhões de folhas A4. Para ter ideia, são aproximadamente 519 árvores cortadas e R$83.558,33 gastos. Pelo alto consumo, o Plano de Logística Sustentável (PLS) da Universidade estabeleceu como meta “diminuir em 30% o consumo do papel utilizado para impressão”. Para contribuir com o objetivo, uma alternativa são os Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Os AVAs são softwares que ajudam os professores no processo de ensino e compreensão dos alunos. São ferramentas importantes para cursos à distância, mas também servem de complemento aos presenciais, já que disponibilizam muitas facilidades para o processo de ensino/aprendizagem.

Entre as vantagens dos ambientes virtuais, as que se destacam são:

  • Menor necessidade de utilização de material impresso, reduzindo gastos e geração de resíduos;
  • Compartilhamento de diversos materiais e de informações;
  • Disponibilidade de materiais multimídia – não apenas textos;
  • Facilidade de comunicação entre os estudantes e destes com o professor, aumentando a interatividade;
  • Facilidade no envio de tarefas e trabalhos;
  • Possibilidade de o estudante administrar melhor seu tempo.

*falta fazer uma artezinha*

UFSC e Moodle

Hoje, a UFSC utiliza o Moodle (Modular Object Oriented Distance Learning). O programa é um sistema de gerenciamento para criação de curso online ou ambientes virtuais de aprendizagem. Todos os alunos matriculados regularmente em algum curso têm acesso a essa plataforma, assim como os professores. Por ele, são enviados trabalhos, planos de ensino, materiais para aula, notas e outras interações. Para saber mais, acesse os tutoriais e, em caso de dúvidas, acesse perguntas frequentes do Moodle/UFSC.

Fontes de pesquisa

SEDIS/UFRN. O que são ambientes virtuais? Disponível em: <http://www.sedis.ufrn.br/index.php/2011-07-07-10-32-54/o-que-e> Acesso em: 27/06/2018.
COMPUTADOR E AVA. Vantagens e desvantagens. Disponível em: <https://sites.google.com/site/computadoreava/4-recursos/4-2-ambiente-virtual-de-aprendizagem/4-2-3-vantagens-e-desvantagens> Acesso em: 27/06/2018.
PUC-SP. Vantagens e desvantagens da aprendizagem em AVAs fechados, como o Moodle, ou em modelos de sites abertos, como os blogs. Disponível em: <https://formacaoead.wordpress.com/2009/03/30/vantagens-e-desvantagens-da-aprendizagem-em-avas-fechados-como-o-moodle-ou-em-modelos-de-sites-abertos-como-os-blogs/> Acesso em 27/06/2018.
MOODLE. Disponível em: <https://moodle.ufsc.br/> Acesso em: 27/06/2018.

 

Tags: Dicas sustentáveis