-
-
UFSC promove Semana do Meio Ambiente 2026 com programação gratuita e aberta à comunidade

A UFSC realiza, entre os dias 25 de maio e 12 de junho de 2026, a Semana do Meio Ambiente 2026 UFSC, reunindo uma ampla programação de atividades voltadas à sustentabilidade, educação ambiental, inovação e bem-estar.
Neste ano, o evento também integra a Jornada Verde, evento municipal de Florianópolis realizado em parceria com a UDESC, a Prefeitura Municipal de Florianópolis, Projeto Tamar, fortalecendo a articulação entre instituições em prol da sustentabilidade e da conscientização ambiental.
Com ações distribuídas pelos campi da Universidade, o evento contará com uma programação diversificada, com mais de 25 atividades gratuitas. Serão realizadas 8 visitas técnicas e ecológicas, 5 oficinas, 3 exposições, 6 atividades culturais e de bem-estar, além de minicursos, rodas de conversa e ações de educação ambiental em Florianópolis, Blumenau e Araranguá. As atividades abordarão temas como biodiversidade, conservação ambiental, energias renováveis, alimentação sustentável, ciência cidadã, reaproveitamento de materiais, inclusão, consumo consciente e qualidade de vida.
Além da programação de atividades, a Semana do Meio Ambiente UFSC 2026 contará com a “Mostra Científica e de Boas Práticas”, que apresentará projetos, pesquisas e iniciativas sustentáveis desenvolvidas na Universidade e na comunidade, promovendo a troca de experiências e a divulgação de ações voltadas à sustentabilidade e com a “Mostra Fotográfica da Semana do Meio Ambiente UFSC 2026”, reunindo registros e olhares sobre questões ambientais, biodiversidade, território e sustentabilidade no contexto universitário e social, que acontecerão no hall da Reitoria.
Todas as atividades da programação serão gratuitas, abertas à comunidade universitária e ao público externo, com emissão de certificado para as atividades que precisarem de inscrições.
As atividades são gratuitas, mas as vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas no site da Semana do Meio Ambiente 2026.
O evento busca fortalecer o compromisso institucional da UFSC com a sustentabilidade, incentivando a participação da comunidade em debates e práticas relacionadas à preservação ambiental, consumo consciente, gestão de resíduos, mudanças climáticas, mobilidade sustentável, saúde e qualidade de vida. Organizada pela Departamento de Gestão Ambiental (DGA/UFSC) e conta com o apoio e patrocínio da Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (FEPESE), da Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (FAPEU), da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB) edo IBAPE-SC. Além disso, conta com parceria de diversos laboratórios, projetos e Centros da UFSC:
-
Semana do Meio Ambiente UFSC 2026 divulga trabalhos selecionados para a Mostra Científica e de Boas Práticas
O Departamento de Gestão Ambiental (DGA/UFSC) e o programa UFSC Sustentável divulgam o resultado da seleção da Mostra Científica e de Boas Práticas da Semana do Meio Ambiente UFSC 2026. Foram recebidos trabalhos de pesquisa científica, extensão universitária e ações socioambientais voltadas às diferentes dimensões da sustentabilidade.
Os resumos submetidos foram avaliados por uma comissão composta por pareceristas, professores e técnicos, considerando critérios como relevância e aderência à temática ambiental e de sustentabilidade, clareza e organização do resumo, originalidade, metodologia e potencial de impacto social, ambiental e institucional.
Os trabalhos selecionados abordam temas relacionados à biodiversidade, mudanças climáticas, resíduos, recursos hídricos, energia, educação ambiental, economia circular, governança ambiental, povos tradicionais, inovação socioambiental e soluções sustentáveis desenvolvidas em diferentes contextos acadêmicos e comunitários.
Confira os 35 trabalhos selecionados para apresentação no Hall da Reitoria da UFSC:
- “Análise Multifatorial da Paisagem Urbana: Diagnóstico Sistêmico de Alagamentos em Áreas Críticas de Florianópolis/SC”, de Isabela Deitos Sartori
- “Comparação entre coleção 8.0 e coleção beta do MapBiomas no contexto das mudanças no uso e cobertura da terra em Florianópolis de 2016 a 2022”, de Renan Furlan de Oliveira
- “Borboletas frugívoras mostram a qualidade ambiental das florestas”, de Mirella Baldacconi Gondeck
- “Planejamento Sistêmico e Co-benefícios: Ações e Despesas Públicas em Governador Celso Ramos – SC”, de Fábian Grei Machado
- “De resíduo a recurso: estratégias para reaproveitamento de lodos industriais”, de Vitória de Vargas Guimarães
- “Projeto Transformando Lixeiras em Vida e Arte”, de Arthur dos Santos Bregue Daniel
- “Células de Consumidores Responsáveis como tecnologia social”, de Gabriela de Ávila Nunes
- “Sistemas agrivoltaicos como estratégia sustentável”, de Victória Maschio Chaga
- “Concentração de microplásticos em moluscos bivalves na Baía Sul da Ilha de Santa Catarina”, de Iara Stein Simões
- “Plataforma Didática de Microrrede Renovável em Escala para Pesquisa e Educação em Transição Energética”, de Johannes Daniel Fischer
- “Plataforma ‘Ecossistema das Cidades’: uma abordagem sistêmica para a integração de dados no planejamento urbano sustentável”, de José Ripper Kós
- “Instituto Save Planet e o manejo ecológico do pinus spp.”, de Adriana Angelita da Conceição
- “Desmistificando Insetos: Educação Ambiental na Conservação da Biodiversidade”, de Ellis Bernardo Wollinger Delfino
- “Sustentabilidade no sistema penitenciário brasileiro”, de Antonio Robson Oliveira da Rosa
- “Avaliação técnico-financeira de um sistema agrivoltaico aplicado à agricultura familiar no sul do Brasil”, de Rodrigo da Silva Gomes
- “Projeto Semear Ideias – Praticar Sustentabilidade”, de Larissa Oliveira Gonçalves
- “Entomofagia na transição proteica sustentável”, de Luan Renato dos Passos Aires
- “Soluções baseadas na natureza para mitigação dos efeitos das enchentes no Vale do Taquari – RS”, de Camili Finger
- “Planejamento público sob princípios sistêmicos”, de Rafael Lublo
- “Os conhecimentos indígenas e as cidades em tempos de emergência climática”, de Kercia Figueiredo
- “Detecção de genes de resistência de Escherichia coli isolados de amostras de água e pescado da Lagoa da Conceição”, de Francisco Lucas de Amorim Nascimento
- “Projeto REFORMA: restauração ecológica, inclusão produtiva e inovação socioambiental na Floresta Ombrófila Mista”, de Alexandre Siminski
- “Comportamento sustentável do cidadão de Florianópolis”, de Marília Matos Gonçalves
- “Como siri no balde: COP30 e contradições da governança global diante da crise climática e da fome sob a mundialização do capital”, de Deise Farias
- “Educação ambiental crítica: superando narrativas simplificadas sobre o lixo marinho”, de Leticia Marques Matias Cals
- “MIND.Funga e o ensino dos fungos no ensino básico através da extensão”, de Cauã Eugênio Vilela
- “Interações ecológicas entre fauna e funga”, de Raíssa Alves Dias Quintino
- “Oficina da Terra – ações de educação ambiental para a realidade local”, de Maria Eduarda Zimath Zanella
- “Soluções ambientais baseadas em algas”, de Didier Jean Paul Roldan Olarte
- “Nosso rios, nossas praias e manguezais”, de Julita Hoepers Ferraz
- “Análise do público-alvo e ações realizadas pelo Projeto Desmitificando Tubarões e Raias em 2024 e 2025”, de Ana Clara Barros de Araújo
- “Etnobotânica em ação: promoção do uso seguro de plantas medicinais”, de Adyla Fernanda Alves de Oliveira
- “Mídia de massa e justiça socioambiental”, de Rayna Lorena Ferreira Barroso
- “O ciclo formativo no curso de Pedagogia a partir de uma visita ao Parque Estadual da Serra do Tabuleiro”, de Viviane da Silva Pereira
- “Educação Ambiental para além do natural”, de Rayna Lorena Ferreira Barroso
Os autores dos trabalhos selecionados deverão encaminhar os materiais para exposição conforme orientações do edital:
📌 Pôster científico:
Entrega até 25/05/2026 (segunda-feira), às 10h, na Coordenadoria de Gestão Ambiental (CGA/GR) — Reitoria II, 4º andar.
O pôster deverá estar em formato vertical AO (84 x 118 cm) OU 120×90 cm.📌 Vídeo explicativo:
Envio até 23/05/2026 ( sábado), às 19h, para o e-mail
Os vídeos deverão estar em formato MP4, com duração entre 2 e 5 minutos e tamanho máximo de 150 MB.Os vídeos poderão conter apenas áudio explicativo ou também imagens, gravações e slides. O objetivo é permitir que o público compreenda melhor o trabalho apresentado.
Os vídeos serão disponibilizados por meio de QR Code junto aos pôsteres expostos durante a Mostra Científica.
A comissão organizadora agradece a participação de todas as pessoas autoras que compartilharam suas pesquisas, experiências e iniciativas voltadas à sustentabilidade e ao meio ambiente.
A diversidade temática e a qualidade dos trabalhos recebidos reforçam o compromisso da comunidade acadêmica com a construção de soluções socioambientais, a produção de conhecimento e a promoção da sustentabilidade na Universidade e na sociedade.

