Consumo

Como adquirir hábitos mais sustentáveis

Atualmente, quando se fala em consumo, é necessário refletir no impacto que este irá causar, seja socialmente, economicamente, mas principalmente ambientalmente. Em relação aos recursos naturais, já utilizamos 30% a mais do que a natureza é capaz de renovar; e caso nossas atitudes não mudem, daqui 50 anos será indispensável dois planetas Terra para suprir nossas necessidade de água, alimentos e energia. 

Para tentar minimizar essa questão, mudanças de hábitos passaram a ser sugeridas de forma a tentar impactar cada vez menos. Hábitos como escolher bem o que comprar, se interessando, por exemplo, desde o processo de sua produção, a necessidade do produto em sua vida e por fim como será seu descarte. Tornar-se um consumidor consciente pode fazer uma grande diferença no futuro e ajudar a garantir a sustentabilidade no planeta. 

     Confira o memorando de instrução que visa diminuir o desperdício através de estimulação do uso do SPA e padrões estruturais de documento.

Dicas para economizar papel e tinta, confira abaixo!

-> Instale a Ecofonte, ela economiza 20% de tinta.  -> Como configurar a impressão frente e verso como padrão da impressora?

Materiais Ociosos 

Para ajudar a nossa universidade a ser ainda mais sustentável, a UFSC possui um site que concentra todos os materiais ociosos, ou seja, que estão em boas condições de serem utilizados, mas se encontram fora de uso. Caso exista algum desses materiais no seu setor basta clicar aqui e cadastrá-lo para que possa ser publicado e transferido para outro lugar que irá utilizá-lo de maneira mais eficiente.

Papel reciclado ou papel virgem?

Um novo tipo de papel chamado papel virgem, que é alternativa de empresas como a Natura, pode ser fabricado a partir de madeira, palha, bagaço de cana, trapos, algodão que é praticamente celulose pura e outras fibras naturais, além de não degradar áreas florestais. Entretanto, se contar a quantidade de água utilizada para a sua produção desde o início, são utilizados aproximadamente um litro de água por folha A4. Isso iniciou questionamentos sobre o real impacto ambiental na utilização de papel reciclado por dois motivos: do lado ambiental, se a energia utilizada para recolher o papel a ser reciclado supera a eficiência dos produtos reciclados; e do lado social, se o volume de empregos de catadores é maior do que o gerado pela cadeia produtiva da madeira. Não há dúvidas que é importante utilizar métodos como folhas de rascunho, por exemplo; porém o papel pode ser reciclado apenas sete vezes, e necessita de sobras de papel usado, fazendo com que os dois ramos caminhem juntos. Para conscientizar alunos, professores e servidores da nossa universidade, fizemos a relação de papel A4 utilizado anualmente na UFSC.

 

Consumo_A4_2013-2015