Copos plásticos

Seja no tradicional cafézinho da manhã comprado na padaria ou apenas para saciar a sede enquanto você está em uma sala de espera, o uso de copos plásticos descartáveis faz parte do cotidiano de muitas pessoas. Entretanto, quando analisamos com uma visão macro, este hábito tão rotineiro implica em impactos negativos de larga escala no meio ambiente.

O copo plástico leva em torno de 200 a 400 anos para se decompor e possui uma vida útil muito curta de apenas poucos segundos(1)(2), e, quando destinado corretamente, apenas 20% é reciclado e o restante é descartado em aterros sanitários ou lixões o que acaba interferindo negativamente na decomposição dos resíduos orgânicos(3).

Para mudar este cenário basta que cada indivíduo conscientize-se dos seus impactos e poder de mudança, e assim, modifique seus hábitos e comece a incentivar outras pessoas a fazer o mesmo. Pequenas atitudes, como carregar um copo ou caneca reutilizável, podem ter um impacto positivo maior que o esperado e, muitas vezes, exige menos esforço que o imaginado.

A fim de conscientizar os alunos, servidores, docentes e a comunidade que frequenta nossa universidade, divulgamos o consumo anual de copos descartáveis de 180 ml e 50 ml nos últimos anos.

Visando a redução de 50% do consumo de copos plásticos descartáveis, o UFSC Sustentável promove a campanha “Adote uma caneca” cujo objetivo é incentivar o uso de recipientes reutilizáveis. Confira aqui mais informações a respeito do uso de copos descartáveis e como substituí-los por reutilizáveis.

 


(1) TOSI, Pedro Henrique; SILVA, Fernando; BEDIN. Término do uso de copos plásticos nas refeições da Unicamp.  São Paulo: Fea/Unicamp, 2016. Disponível em: http://www.ib.unicamp.br/dep_biologia_animal/sites/www.ib.unicamp.br.dep_biologia_animal/files/T%C3%89RMINO%20DO%20USO%20DE%20COPOS%20PL%C3%81STICOS%20NA%20UNICAMP%20.pdfAcesso em: jul. 2016.

(2) A3P. Problemas ambientais com a utilização dos copos plásticos descartáveis e uma alternativa de substituição. Economia financeira? Preservação Ambiental?. São Paulo, 2010.Disponível em: http://a3psp.blogspot.com.br/2010/10/problemas-ambientais-com-utilizacao-dos.html Acesso em: jul. 2016.

(3) AIRES, Luiz. Como reciclar copos plásticos. Ecycle. Disponível em:  http://www.ecycle.com.br/component/content/article/57-plastico/196-como-reciclar-copos-plasticos.html Acesso em: jul. 2016.