Processos SPA

Dado o alto uso do meio digital já recorrente em muitas organizações, utilizar a tecnologia, através de sistemas integrados, para reduzir o consumo e a dependência de papel, mostra-se uma tática eficaz de redução desperdícios. Na UFSC, há o incentivo para aumentar o uso do sistema digital de processos – SPA – e com isso reduzir o número de processos e solicitações físicas.

Nos últimos anos tem sido registrado uma tendência de aumento do uso digital para abertura e tramitação de processos e solicitações, e paralelamente, a redução do meio físico para esses propósitos. O ano de 2018 obteve o melhor resultado dos últimos cinco anos, com 61,1% dos processos e solicitações realizadas no meio digital.

Ao longo desses últimos cinco anos, a UFSC obteve aumento gradual a cada ano no uso do meio digital com esse propósito, conforme pode ser visto na tabela abaixo.

Ano Taxa de crescimento anual De processos Digitais Taxa de crescimento Acumulada De processos Digitais
2013
2014 1,03% 1,03%
2015 1,09% 1,13%
2016 0,99% 1,11%
2017 1,07% 1,20%
2018 1,05% 1,26%

Variação percentual do uso do meio digital para abertura e tramitação de processos em relação ao ano anterior

Além do fato que a UFSC está reduzindo o uso de papel em seus processos físicos, trocando-os por processos digitais, há metas e políticas para incentivar o uso de papel reciclado, o que vêm resultando numa proporção maior de uso desse item.

Confira o memorando de instrução que visa diminuir o desperdício através de estimulação do uso do SPA e padrões estruturais de documento.