Semana do Meio Ambiente 2016
Conheça os Palestrantes e Atividades da Semana do Meio Ambiente da UFSC
Palestrantes:
Mesa Redonda 1 – Consumo Consciente e Colaborativo (09h45)
Inscreva-se para as Mesas Redondas AQUI
Mesa Redonda 2 – Tragédia de Mariana (14h)
Inscreva-se para as Mesas Redondas AQUI
Mesa Redonda 3 – Balneabilidade das Praias de Florianópolis (16:30 h)
Inscreva-se para as Mesas Redondas AQUI
CURRÍCULOS
CURRÍCULOS
Mesa Redonda 4 – Ciclovias em Florianópolis (18 h)
Inscreva-se para as Mesas Redondas AQUI
CURRÍCULOS
Atividades
Filmes
Os três filmes que serão transmitidos são vencedores da segunda edição do Festival Internacional de Cinema Socioambiental PLANETA.doc, o qual recebeu 902 inscrições de 38 países.
Filme 1 – Como mudar o mundo (06/06 às 18 horas no auditório do CSE)
Jerry Rothwell
DOC. GBR/CAN – 110 minutos
Em 1971 um grupo de amigos navega até uma zona de testes nucleares e sua ação encanta o mundo todo. Com material de arquivo jamais exibido, que dá vida a esta eextraordinária aventura, o filme conta a história dos pioneiros que fundaram o Green Peace, que definiu o moderno ativismo verde.
Filme 2 – Comercializando a natureza (06/06 às 20 horas no auditório do CSE)
Denis Delestrac e Sandrine Feydel.
Doc. FRA. 90 minutos
O filme investiga a comercialização do mundo natural, onde proteger o planeta se tornou um grande negócio para empresas como Merril Lynch e JP Morgan Chase. Investidores compram vastas áreas de terras, cheias de espécies ameaçadas de extinção, para lhes permitir vender créditos da natureza. Empresas – cujas ações destroem o meio ambiente – são obrigadas a comprar esses créditos e novos centros financeiros surgem, especializados neste tipo de comércio.
Filme 3 – A lei da água (07/06 às 20 horas no auditório do CSE)
André D Elia.
Doc BRA. 78 minutos
O documentário discorre sobre as florestas e como elas são importantes para os recursos hídricos do Brasil. Através de entrevistas com ruralistas, ambientalistas, cientistas e agricultores, o documentário relembra a votação no Congresso do Novo Código Florestal e questiona o seu impacto com opiniões divergentes. Além de problematizar as mudanças na legislação responsáveis por decidir o que deve ser preservado e o que pode ser desmatado nas propriedades rurais do Brasil.
Outras Atividades (08/06)
9h às 15h – Educação Ambiental na Praça – Todos estão convidados à apresentar seus trabalhos por meio de exposição, oficinas, música, teatro, roda de saberes, banners, conversas, contação de histórias ou o que acharem conveniente. Cada grupo é responsável por levar os materiais, organizar as atividades e se acomodar na praça, participando no tempo que tiver disponível.
14 às 16:30 – Caminho das Plantas na UFSC – Os participantes serão guiados pelo campus a fim de conhecer onde estão as plantas (medicinais, aromáticas, comestíveis, pancs) e os seus conhecedores. A saída será da praça em frente a Reitoria e retorna para o mesmo local, onde acontecerá, às 16:30 horas, a Oração pelo Planeta.
Mutirão de plantio e limpeza do Bosque do CFH (10/06 às 14 horas):
Não é necessário inscrever-se basta estar na hora maraca no Bosque do CFH.
Visitas Técnicas
Inscreva-se AQUI
Projeto Revolução dos Baldinhos (06/06 – 08h às 12h)
A “Revolução dos Baldinhos” é um projeto sócio-ambiental de agricultura urbana e gestão comunitária de resíduos orgânicos. É a sensibilização para coleta e transformação dos resíduos em adubo pelo processo de compostagem. É realizado pelos jovens da comunidade para melhoria da saúde das famílias.
Essa ideia surgiu para solucionar um problema grave de infestação de ratos e seus agravos, como problemas de doenças e até a morte de pessoas. O projeto “Revolução dos Baldinhos e Agricultura Urbana” amenizou o grave problema de contaminação de doenças pelo manejo incorreto do lixo. Através da gestão comunitária de resíduos e da compostagem, foi reduzido o número de doenças, higienizaram-se as ruas, e estimularam-se a agricultura urbana e o envolvimento comunitário. As comunidades que são assistidas vivem em áreas periféricas de Florianópolis, onde a migração é muito intensa, concentrando grande número de famílias em situação de pobreza. Todo esse processo gera sérios problemas como: -desqualificação profissional; -desemprego; -baixo índice de escolaridade; -desnutrição; -desestruturação familiar e degradação ambiental. Esta tecnologia social trouxe soluções para tais problemas, pois, mais que a higienização das ruas e melhoria da saúde da população, o programa integra jovens infratores, produz alimentos saudáveis através da agricultura urbana, promove a articulação comunitária e a ciclagem dos nutrientes, solucionando questões sócio-ambientais.
Sítio Çarakura (06/06 – 14h às 18h)
O Instituto Çarakura é uma organização não-governamental (ONG), fundada em 11 de março de 2007, e qualificada pelo ministério da justiça como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP).
O Instituto tem por finalidade desenvolver projetos de educação ambiental e ações referentes à pesquisa científica e tecnológica que facilitem a aplicação de tecnologias sociais, ou seja, simples, eficientes, de baixo custo e baixo impacto ambiental, além de desenvolver e aplicar programas ambientais em cumprimento das condicionantes de licenciamentos ambientais.
Projeto Tamar (08/06 – 14h às 18h)
Para minimizar os efeitos predatórios da pesca sobre as tartarugas marinhas, o Projeto Tamar instalou, em 2005, a sua base na região, o Tamar Floripa, na praia da Barra da Lagoa. O Centro de Visitantes auxilia no trabalho de conscientização e educação ambiental de visitantes, comunidades e pescadores, além de possuir tanques de observação com exemplares de espécies de tartarugas marinhas que desovam no Brasil.
Aterro Sanitário de Biguaçu (09/06 – 08h às 12h)
Administrado pelo grupo Proactiva, Tijuquinhas é uma das mais seguras centrais de gerenciamento de resíduos do estado e atende 25 municípios da região. Com a aplicação de modernas tecnologias de proteção e monitoramento do meio ambiente, nessa central também são recebidos e tratados, pela tecnologia de autoclavagem, resíduos provenientes de estabelecimentos de saúde.
Sistema de Água e Esgoto da Habitasul (09/06 – 12h às 18h)
Jurerê Internacional tem como seu valor maior a privilegiada natureza de seu entorno – a bela praia, os manguezais, as ilhas, os morros e a fauna e flora. A concepção do residencial buscou o equilíbrio com a natureza, e a melhor maneira de garantir a conservação é a ocupação organizada.
O Sistema de Água e Esgotos – SAE, desde o seu início, em 1981, tem como metas a preservação ambiental e a saúde pública. Ao longo dos anos, vem servindo de modelo para outras localidades e profissionais dos âmbitos público e privado. Atualmente, possui as certificações de qualidade ISO 9001 e ISO 14001.
Parque Estadual do Rio Vermelho (10/06 – 08 às 12h)
O Parque Estadual do Rio Vermelho (PAERVE) está localizado na costa leste da Ilha de Santa Catarina, no município de Florianópolis, no Rio Vermelho. O parque foi criado com o objetivo de conservar amostras de Mata Atlântica, conservar a vegetação de restinga, conservar a fauna, manter o equilíbrio do complexo hídrico da região, propiciar ações de recuperação dos ecossistemas alterados e proporcionar a realização de pesquisas científicas e a visitação pública.
Será realizada uma trilha guiada, onde serão dadas informações sobre os animais do Núcleo de Tratamento de Animais Silvestres e sobre a história do Parque do Rio Vermelho.
(Vagas limitadas, inscreva-se – caso não seja contemplado com uma vaga, compareça no dia da visita ao local de saída para tentar as vagas remanescentes)
Recomendamos trazer repelente, protetor solar e água para o passeio.
Inscreva-se AQUI
Oficinas e Minicurso:
Inscreva-se AQUI
Papeleiras (06/06 – 14h às 16h)
Aprenderemos a confeccionar e personalizar papeleiras de material reciclado, que poderão ser utilizadas no seu ambiente de trabalho.
Alimentação Saudável (09/06 – 14h às 16h)
Aprenderemos com a Denise Rodrigues sobre: Alimentação Viva, Orgânicos, Germinados, Pancs, Sem Glúten, Sem Lactose, Vegetariana, Vegana, entre outros.
Minicurso de Elaboração de Projeto de Recuperação Ambiental Segundo Instruções Normativas (09/06 às 18:30 horas) – Sala CTC Laboratório 4 – 3 º pavimento – LIICT
Jean Marcicano – Consultor especialista nas áreas de licenciamento ambiental, Gerenciamento de resíduos de serviço de saúde e Projetos de recuperação ambiental; Engenheiro Ambiental na Empresa Vila Verde Consultoria Ambiental Sorocaba/Ibiúna – SP. Obs: : Recomenda-se levar pen drive.
Público alvo: Alunos da UFSC – Biólogos, engenheiros ambientais, gestores ambientais e técnicos em meio ambiente.
Inscreva-se AQUI