UFSC participa do “VI National Workshop on UI GreenMetric for Universities in Brazil 2023” e ganha menção honrosa

15/09/2023 13:06

Brasoes

A UFSC participou do “VI National Workshop on UI GreenMetric for Universities in Brazil 2023”.

teste 5

Representante da UFSC no evento, biólogo Allisson Castro, servidor na Coordenadoria de Gestão Ambiental – CGA/DGG/UFSC.

Esse evento acontece anualmente nos países que possuem universidades participantes do ranking internacional de sustentabilidade universitária The UI GreenMetric World University Ranking, coordenado pela Universitas Indonesia.

No Brasil, a sexta edição do evento ocorreu nos dias 14 e 15 de setembro na capital Campo Grande, e inclui mesas-redondas, palestras, visitas técnicas, submissão de resumos e publicação nos anais. Neste encontro, as universidades compartilharam experiências, inovações e boas práticas no campo da sustentabilidade. A UFSC esteve representada por Allisson Castro, Biólogo da Coordenadoria de Gestão Ambiental (CGA), que apresentou dois trabalhos realizados pela equipe de servidores e estagiários da CGA com resultados positivos na Universidade: “O Modelo de Combate à Dengue na UFSC” e “Estratégias para a Gestão do Abastecimento de Água nos Campi Universitários”. Esse último trabalho, coordenado pelo Engenheiro Sanitarista Djesser Zechner Sergio, recebeu uma menção honrosa na área temática “Água”.

O trabalho premiado destacou os resultados das ações implementadas entre 2018 e 2022 na UFSC, que resultaram na diminuição do consumo de água na UFSC em 42% entre 2018 e 2022, em comparação com um cenário sem ações de gestão implementadas, equivalente a uma economia gerada no período de R$ 3,6 milhões ou 183 mil metros cúbicos de água. Uma das estratégias-chave para alcançar esses resultados foi o acompanhamento rigoroso do consumo de água e sua análise pela Coordenadoria de Gestão Ambiental, que compartilhou essas informações com a comunidade universitária e, especialmente, com os gestores responsáveis pelas edificações (administrativos, manutenção, projetos), o que aumentou a conscientização sobre a importância da conservação da água nas instalações. Além disso, foi estabelecido um canal de comunicação para relatar vazamentos e sugestões para toda a comunidade universitária, o que resultou em uma redução significativa no tempo de resposta às solicitações urgentes de manutenção.

Desde o ano de 2017, a UFSC tem desempenhado um papel ativo no índice UI GreenMetric WU Ranking, que envolve a participação de 1050 universidades de 84 países. Em 2021, a UFSC alcançou a 631ª posição, reafirmando seu compromisso contínuo com a sustentabilidade.

O UI GreenMetric WU Ranking tem como principal objetivo promover a ideia de uma “Universidade Verde” por meio da medição e comparação da sustentabilidade em seis categorias de avaliação, todas adaptadas à realidade universitária. Essas categorias abrangem áreas cruciais como “Configurações do Campus”, “Energia e Mudanças Climáticas”, “Resíduos Sólidos”, “Água”, “Transporte” e “Educação”. O índice visa ressaltar a situação atual e as políticas de sustentabilidade adotadas pelas universidades em todo o mundo, incentivando os líderes acadêmicos a enfrentar desafios fundamentais, como as mudanças climáticas, a conservação de energia e água, a promoção da reciclagem de resíduos e a adoção de medidas sustentáveis de transporte.

Menção Honrosa_

Menção honrosa do trabalho Estratégias para a conservação da água em campi universitários, da CGA, na temática água.

IMG-20230920-WA0003

Apresentação de boas práticas na UFSC

IMG-20230920-WA0002

Visita ao BioParque Pantanal – Campo Grande/MS – set/2023.

WhatsApp Image 2023-09-20 at 12.13.07

Recebimento da menção honrosa do trabalho Estratégias para a conservação da água em campi universitários, da CGA, na temática água.