Bosque do CFH recebe 260 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica

18/05/2022 15:03

Nesse sábado, 14 de maio, a UFSC efetuou o plantio de aproximadamente 260 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica no bosque do CFH, unindo atividades de integração de estudantes dos cursos de Museologia e Antropologia, de crianças, pais e de servidores do Núcleo de Desenvolvimento Infantil da UFSC (NDI). As ações resultam de parceria entre o Laboratório de Análises Ambientais (LAAm) e Observatório de Áreas Protegidas (OBSERVA), coordenados pelo professor Orlando Ferreti, junto da Coordenadoria de Gestão Ambiental da UFSC (CGA/GR) e o programa NDI Sustentável. As mudas e insumos foram doados pela empresa Sulcatarinense e pela Fundação Municipal do Meio Ambiente (FLORAM).

O bosque do CFH se tornou referência na UFSC como local de lazer e relação sustentável entre humano e natureza. Anteriormente utilizado como estacionamento, desde 2015 vem recebendo intervenções que buscam sua recuperação ambiental, como a remoção de espécies exóticas e invasoras, a garantia de um trabalhado exclusivo para a área e oficialização como área prioritária do Plano Municipal da Mata Atlântica. Em 2018 o programa de recuperação do bosque foi agraciado com o Prêmio A3P na categoria “Uso/Manejo Sustentável dos Recursos Naturais”.

Nos últimos cinco anos, o bosque recebeu aproximadamente 520 mudas de espécies nativas, sendo 440 destas plantadas entre os anos de 2020 e 2022.

Reforçarmos que o plantio de mudas na UFSC deve ser aprovado pela CGA, o que busca evitar a dispersão de espécies exóticas e invasoras, danos em redes elétrica e hidráulica, bem como garantir sua viabilidade e bom desenvolvimento através da escolha do melhor local exigido por cada espécie.

Agradecemos a todos os envolvidos.