Inventário Florístico do Campus Trindade

26/09/2019 11:11

O projeto Inventário Florístico da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), surgiu em 2017, através da demanda do Plano de Logística Sustentável da UFSC (PLS). A atividade é sobre a manutenção das áreas verdes do campus; o plano foi construído participativamente, assim sendo uma demanda de toda a Universidade. É uma das metas do PLS, como relata Allisson Gomes Castro, biólogo que participa do projeto: “existem várias outras metas no PLS, mas essa é uma das que a gente via como maior urgência porque a maioria das árvores do campus já tem uma idade avançada, e alguma delas oferecem riscos para a comunidade acadêmica; Como a gente viu ano passado algumas árvores que caíram no caminho da BU e da reitoria, por conta de chuvas no mês de janeiro. E eventualmente, quando tem ventania ou chuvas muito fortes, tá sempre caindo uma árvore; então a gente decidiu unir o útil ao agradável, unir essa meta do PLS, para identificar bem as árvores do campus e também saber que elas estão oferecendo de risco ou não, para saber o que tem de nativo e exótica, para saber onde a gente pode replantar, substituir, e para isso mesmo a gente precisa conhecer elas.”

O primeiro projeto no campus Trindade ocorreu em 2003, com o professor Pedrote que inventariou cerca de 300 árvores. Ele inseriu plaquetas de cimento, verde com marcação de cerâmica em diversas plantas da área.

InvFlo

O segundo inventário surgiu através da aluna Câiane Paraguahy Olsen, como projeto do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC), em 2016. Ela conseguiu inventariar o total 1547 árvores, e encontrou em torno de 116 espécies no eixo central.

O projeto atual abrange todo o campus Trindade (não incluindo o CCA), e embora o projeto do Professor Pedrote tenha sido o pioneiro, é o projeto da Câiane que está sendo levado como base para a atualização dos dados – escolheram o segundo inventário por conta dele já estar documentado. O professor Pedro Fiaschi, coordenador do Inventário Florístico explica como surgiu a ideia de dar continuação ao projeto de TCC da aluna de Ciências Biológicas: “quando surgiu o edital específico de sustentabilidade, o Allisson tinha ficado sabendo do projeto dessa aluna e entrou em contato comigo para ver se eu queria dar continuidade. Com o contato do Alisson, a gente estabeleceu essa colaboração e aí nós escrevemos uma nova proposta e submetemos o projeto para esse edital, para a gente dar continuidade ao levantamento. Esse projeto acabou adicionando novas atividades que não tinham sido feitas inicialmente.”

Um dos objetivos do projeto é que as informações sejam acessíveis a todos, e que todo mundo tenha um contato maior com as árvores. A educação ambiental vem fazendo esse papel de propagação destas informações; através das plaquetas que foram colocadas nas árvores e do QR code, que conta com o mapa das árvores do campus do projeto da Câiane. Podemos contar também com algumas incursões a campus em forma de mutirão, Allisson conta mais sobre como essa ação será realizada para a comunidade: “a gente vai explicar como é que faz um inventário, depois como que se identifica uma árvore e por fim a gente vai publicar essas informações na forma de um livro digital ou físico; e na forma de cartilha também, para que as pessoas tenham acesso às árvores, aos usos dessas árvores e o papel ecológico que elas têm para a comunidade acadêmica.”

O primeiro mutirão aconteceu dia 20 de setembro, às 9h, no Centro de Cultura e Eventos, no campus Trindade da Universidade Federal de Santa Catarina.

WhatsApp Image 2019-09-26 at 11.10.00