Você sabe o que é #TrashTag ou Desafio do Lixo?

26/03/2019 10:32
post fb lixo

Foto 1: “Aqui está um novo #desafio para vocês, adolescentes entediados. Tire uma foto de uma área que precise de alguma limpeza ou manutenção, depois tire uma foto mostrando o que fez em relação a isso e poste a imagem. Aqui estão as pessoas fazendo isso #BasuraChallenge #trashtag Challenge, junte-se à causa. #BasuraChallengeAZ”, é o que diz a postagem.

Por Julia Breda / Estagiária de Jornalismo

O #Trashtag é uma hashtag que viralizou na internet no mundo inteiro. No desafio, os participantes devem escolher um lugar com resíduos sólidos (lixo), recolhê-los e postar fotos mostrando o “antes” e “depois”. O objetivo é incentivar o máximo de pessoas a seguir o exemplo, ajudando a mudar o cenário de poluição presente em praias, parques e estradas, além de conscientizar sobre a quantidade de resíduos plásticos que produzimos.

O Desafio do Lixo foi criado em 2015 pela fabricante de produtos de camping UCO Gear e fazia parte de uma campanha para proteção de áreas silvestres. Contudo, foi um post publicado no início deste mês no Facebook que trouxe à vida a ideia já esquecida, e a hashtag bombou nas redes sociais (Foto 1).

A partir disso, o número de postagens com essa hashtag começou a subir nas redes sociais enquanto a ideia se espalhava por diversos países.. Pessoas do México, Chile, Índia, Argélia e outros países aderiram ao desafio. Mais de 50 mil postagens apareceram no Instagram com a hashtag #trashtag – variações incluíam #trashtagchallenge e #trashchallenge. Em espanhol, ela foi traduzida como #basurachallenge.

No Brasil, a adesão de fato ainda é pequena, mas a ideia já chegou em nossas redes sociais e na televisão: no último sábado (23), o Desafio do Lixo foi realizado no programa Caldeirão no Huck (Foto 3), que chamou os telespectadores para participar.

Quer participar também? Depois de escolher um local e limpá-lo, os internautas devem postar as fotos de “antes” e “depois” nas redes sociais com a hashtag #DesafioDoLixo. Por enquanto, cerca de 800 publicações foram feitas no Instagram com essa tag.

Nós, do UFSC Sustentável também fizemos nossa parte, recolhendo resíduos nos arredores do Restaurante Universitário, Campus Trindade (Foto 2). Infelizmente, ainda há muito descarte inadequado de resíduos na UFSC, apesar das lixeiras presentes em todo o Campus. Ao final de festas, como os Happy Hours, e trotes, muitos resíduos são deixados no chão. É importante que a contribuição para o uma universidade mais sustentável venha de todos nós.

Por isso, participe: escolha algum local da UFSC onde ocorra descarte de resíduos de forma inadequada, chame seus amigos e participe do desafio. Lembrem-se de usar luvas e sacos de lixo adequados, e marcar o UFSC Sustentável (@ufscsustentavel) quando for postar as fotos. Se o descarte de resíduos for recorrente no local, avise a Gestão de Resíduos: gestã

Design sem nome (2)

Foto 2: Antes e depois do #DesafioDoLixo, feito pela equipe do UFSC Sustentável.

caldeirao 1

Foto 3: Luciano Huck e equipe do Caldeirão do Huck, participando do Desafio do Lixo na praia da Baía de Guanabara (RJ)

Fontes:

GSHOW. ‘Caldeirão’ entra na onda do #DesafiodoLixo e Luciano Huck coloca a mão na massa. 2019. Disponível em: <https://gshow.globo.com/programas/caldeirao-do-huck/noticia/caldeirao-entra-na-onda-do-desafiodolixo-e-luciano-huck-coloca-a-mao-na-massa-confira.ghtml>. Acesso em: 26 mar. 2019.

BBC, Brasil. #Trashtag Challenge: o desafio online que está levando internautas a recolherem lixo em locais públicos. 2019. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/salasocial-47540113>. Acesso em: 26 mar. 2019.

INSTAGRAM. #desafiodolixo. 2019. Disponível em: <https://www.instagram.com/explore/tags/desafiodolixo/>. Acesso em: 26 mar. 2019.

INSTAGRAM. #basurachallenge. 2019. Disponível em: <https://www.instagram.com/explore/tags/basurachallenge/>. Acesso em: 26 mar. 2019.

INSTAGRAM. #trashtag. 2019. Disponível em: <https://www.instagram.com/explore/tags/trashtag/>. Acesso em: 26 mar. 2019.

Tags: #desafiodolixo#trashtag