UFSC integra rede de estudos de microalgas para produção de biodiesel

08/05/2018 09:56

Em conjunto com outras nove universidades e institutos, a Universidade Federal de Santa Catarina passou a integrar a Rede Microalgas para a Produção de Biodiesel, que pesquisa, em âmbito nacional, o cultivo das microalgas na produção de biocombustíveis. O projeto iniciou em 2016 e teve orçamento de quase 500 mil reais, disponibilizados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

A UFSC contribui com a pesquisa através do Laboratório de Cultivo de Algas (LCA), vinculado ao Departamento de Aquicultura do Centro de Ciências Agrárias. Além de biocombustível, as proteínas das células de microalgas servem para ração animal, indústria alimentícia, farmacêutica e de cosméticos, como explica o coordenador do projeto Roberto Bianchini Derner, para a Revista FAPEU. Mais informações sobre a Rede Microalgas estão disponíveis no site do LCA e na página 60 do décimo volume da Revista da FAPEU.

Laboratório de Cultivo de Algas (LCA), na UFSC. Foto: Roberto Derner

Tags: Revista FAPEU