Dica sustentável: como aumentar a qualidade de vida?

22/11/2015 12:44

É difícil definir, mas de alguma forma todos nós entendemos o que é qualidade de vida. Esse conceito é muito abrangente, pois compreende saúde física e mental, bem-estar, relações sociais, relações com o ambiente, nível econômico, atividades intelectuais, valores éticos, culturais e religiosos, estilo de vida, entre outros. Atualmente, a qualidade das populações, principalmente as urbanas, está cada vez menor, uma vez que as pessoas passam por situações constantes de estresse, descuidam da alimentação e atividades físicas por falta de tempo, dormem pouco, etc. Isso faz com que desenvolvam problemas relacionados à saúde física e mental. Portanto, abaixo seguem algumas dicas para aumentar sua qualidade de vida:

• Mantenha hábitos saudáveis! Evite beber em excesso, fumar ou consumir outros produtos prejudiciais à saúde;
  • Alimente-se de forma equilibrada, sem exageros;
  • Dê preferência a alimentos não industrializados e de origem orgânica;
  • Beba bastante líquido: dois litros de água por dia pelo menos;
  • Faça exercícios físicos regularmente. Escolha uma atividade que você goste de praticar e não faça algo forçadamente;
  • Realize atividades que movimentem seu intelecto;
  • Priorize seu sono e procure dormir com qualidade;
  • Reserve tempo para seu lazer, faça coisas que te deem prazer!
  • Tenha mais contato com a natureza;
  • Respire mais profundamente e procure relaxar;
  • Aceite-se, mas não se acomode!
  • No trabalho não fique sentado o tempo todo, alongue-se, levante da cadeira;
  • Envolva-se com pessoas que te façam bem;
  • Durma bem.

Na UFSC existe o Projeto Amanhecer, no Hospital Universitário, que realiza trabalhos com apometria, reiki, yoga, psicoterapia, naturologia e outros. Também há o Serviço de Atendimento Psicológico (SAPSI), do Departamento de Psicologia (CFH). Ambos projetos são abertos e gratuitos para acolher servidores e estudantes que necessitem de apoio ou queiram melhorar sua qualidade de vida.

Consultório do Projeto Amanhecer. Foto: HU/UFSC

Mude seus hábitos. Viva de forma plena e saudável!

E não se esqueça: em caso de dificuldades para aumentar sua qualidade de vida, procure seus familiares e amigos ou a ajuda de um profissional.

Fontes de pesquisa

SAÚDE BEM ESTAR. Disponível em <http://www.saudebemestar.pt/pt/blog-saude/qualidade-de-vida/> Acesso em 27/06/2018.
BELEZA E SAÚDE. Disponível em <https://belezaesaude.com/passos-melhorar-qualidade-vida/> Acesso em 27/06/2018.
Tags: Dicas sustentáveis