Publicização dos Manuais de Contratação Públicas Sustentáveis da UFSC

19/11/2021 18:33

A UFSC procura internalizar critérios promotores de desenvolvimento sustentável em suas aquisições e contratações, sem ferir os princípios da economicidade e da competitividade. Neste contexto, foi desenvolvido o projeto: “Inclusão de Critérios de Sustentabilidade nas Contratações da UFSC”,  coordenado pelo Professor Cesar Bornia, que propõe incluir, nas etapas pertinentes do fluxo de compras, critérios de sustentabilidade além dos econômicos correntes, em todas as modalidades de compras e contratações da UFSC. Com esse objetivo o Projeto vem desenvolvendo várias atividades, o que inclui manuais.

Apesar de já estarem publicados desde 2019, somente agora o “Projeto de Inclusão de Critérios de Sustentabilidade nas Contratações da UFSC”  torna público as duas novas versões do “Manual de Contratações Sustentáveis”, uma dedicada aos “Materiais” e a segunda voltada para os “Serviços e Concessões”.  Os manuais apresentam de forma didática todas as etapas de como incluir critérios de sustentabilidade nas contratações públicas, em especial na UFSC.  Além disso, por meio de perguntas instigam os leitores a pensar e refletir sobre suas compras a fim se que se tornem mais sustentáveis. Por fim, ambos os documentos trazem uma série de Termos de Referência e Materiais já com sugestões de critérios de sustentabilidade que podem ser incluídos e tornam prática e fácil sua utilização pelos usuários. O objetivo dos manuais é que sejam utilizados de forma autônoma pelos requerentes de materiais e serviços da UFSC, e também por outras instituições públicas.

As contratações públicas sustentáveis, estão incluídas nos 30 Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODSs) e podem impactar substancialmente o mercado, incentivando a produção de materiais e serviços mais sustentáveis, uma vez, que correspondem a 12% do PIB brasileiro.

O presente Projeto lançou três manuais que podem ser acessados clicando em cima das capas deles ou nos links.

capa serviços      capa materiais

Manual de Contratações Públicas Sustentáveis UFSC – Materiais – 2ª Edição (2019)

Manual de Contratações Públicas Sustentáveis UFSC – Serviços e Concessões – 1ª Edição (2019)