UFSC e Nissan testam reaproveitamento de baterias usadas do LEAF em iluminação

18/11/2019 11:33

Por Évelyn Cazão / Estagiária de Jornalismo

Carros elétricos são uma aposta certa para um futuro com menos uso de combustíveis fósseis, e o meio ambiente agradece. Mas por outro lado podem representar uma nova ameaça, já que as baterias desses carros, além de serem o componente mais caro desse tipo de veículo, também são compostas de metais e químicas com potencial de prejudicar o meio ambiente.

O que fazer com as baterias usadas?

Nissan e UFSC

Foto: Marcelo Machado de Melo/ND.

Está em teste no laboratório de Fotovoltaica da UFSC, no Sapiens Parque, em Florianópolis, uma solução para dar uma segunda vida às baterias usadas por carros elétricos.

No último dia 02 de outubro, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em parceria com a montadora Nissan Motor Company, testaram o uso de baterias de segunda vida do carro elétrico LEAF para armazenar energia solar em postes de luz (que são equipados com painel solar fotovoltaico).

O projeto começou a ser desenvolvido em 2018, através de um memorando de entendimento assinado pela Universidade e pela montadora; onde visa estudar soluções futuras para as baterias usadas em carros elétricos e na possibilidade dos acumuladores descartados levarem luz a locais sem rede pública.

Com o foco de testar os postes de luz solar, que são compostos por painéis solares no topo e baterias do LEAF na base, foram instalados cinco destes no pátio do laboratório de fotovoltaica da UFSC para saber a potência da iluminação gerada por eles. Uma das grandes apostas do estudo é que no futuro esse tipo de poste possa ser uma solução de levar energia para as regiões não atendidas pela rede tradicional.

Acordo Nissan e UFSC

Marco Silva, presidente da montadora no Brasil comenta sobre a posição da empresa em relação às baterias LEAF, “o compromisso da Nissan vai além de vender o LEAF, temos o objetivo de incentivar as pesquisas e desenvolver o ciclo completo de vida do carro elétrico.”

Recentemente a Nissan cedeu três novos conjuntos de baterias da primeira geração do LEAF para o estudo na UFSC; o modelo chegou a circular no Brasil como viatura policial e em frotas de táxis. Juntamente com outros seis cedidos anteriormente pela empresa, a universidade agora conta com nove para o estudo, por sua vez, cada conjunto conta com 48 acumuladores de energia.

Os postes não utilizam cabos ou tomadas, desta forma, eles funcionam 100% independente do sistema de energia elétrica principal; só são alimentados pela energia solar.

Demonstração Nissan e UFSC

Demonstração mostra a capacidade das baterias usadas de veículos elétricos em aplicações do dia a dia. (Foto: Pipo Quint/Agecom/UFSC)

Para mais informações, acesse: https://noticias.ufsc.br/2019/09/ufsc-e-nissan-testam-baterias-de-modelo-eletrico-para-armazenar-energia-em-postes-de-luz-solar/