Consumo de água da UFSC – Fevereiro
Em fevereiro, o consumo de água na UFSC teve uma redução 10,14% (-2.004 m³) em comparação com o mês de janeiro.
O consumo de Janeiro foi superior em função do período de leitura das faturas, que ocorrem até o dia 18 de cada mês. O consumo de janeiro, compreendido entre 18 de dezembro à 18 de janeiro, contabiliza o final de dezembro, onde algumas atividades de grande consumo ainda mantiveram-se na UFSC, como o Restaurante Universitário (RU).
O RU em média consome 1.700 m3 por mês, ao custo médio de R$ 36.000. Em janeiro o consumo foi de 1.664 m3 e em fevereiro, com as atividades normais paralisadas, consumo de 69 m3.
Outras importantes reduções foram Colégio de Aplicação (-735m³), CCB-MIP (-724m³) e CFM – Bloco EFI (-518m³).
Os maiores aumentos de janeiro para fevereiro da UFSC foram CSE (+272m³), Prefeitura e Restaurante (+271m³), e CCS (+261m³). Atenção comunidade universitária a essas unidades!!!
Em fevereiro, a UFSC consumiu 17.757 m3 ao custo de R$ 262.510.
Em comparação com outros anos, o volume consumido em fevereiro de 2019 (17.757 m3) apresentou redução de 10,2% em relação à fevereiro de 2017 (19.555 m3), e 25,9% em relação à fevereiro de 2018 (23.691 m3).
O consumo e os custos de água e esgoto de todos os hidrômetros da UFSC de Janeiro de 2017 à Fevereiro de 2019 podem ser analisados na página Monitoramento do Consumo de Água.
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A divulgação dos dados de consumo de água é uma das ações previstas do Plano de Gestão de Logística Sustentável da UFSC e tem como intuito prevenir e identificar desperdícios de água nos Campi.
As unidades consumidoras que apresentarem discrepâncias ou anomalias nos valores de consumo, o que pode ser um indicativo de vazamento ou aumento do consumo, serão alertadas pela Coordenadoria. A intenção é a conscientização da comunidade universitária acerca dos desperdícios, a eliminação de vazamentos, bem como a revisão de procedimentos que sejam necessários.
A comunidade universitária também pode ajudar nesse monitoramento. Indicativos de anomalias podem ser comunicados no e-mail:
Solicitações de manutenção devem ser comunicadas aos administradores de edifícios dos centros, que encaminham os pedidos ao DMPI (Departamento de Manutenção Predial e Instalações da UFSC), conforme orientações.
Ajude a construir uma UFSC mais Sustentável!