Plantio de mudas na arquitetura: compreensão do entorno e a busca pela melhoria ambiental
Na última quinta-feira, 30 de novembro, a professora Themis Fagundes e seus estudantes da disciplina de Introdução ao Projeto de Arquitetura e Urbanismo (ARQ 5631), com apoio da Gestão Ambiental (CGA) e da Sala Verde da UFSC, efetuaram o plantio de 12 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica no entorno do departamento de arquitetura da UFSC. A prática é a tradução do desenvolvimento durante a disciplina do olhar dos estudantes a uma abordagem holística da arquitetura, como parte das atividades de suporte humano aos ciclos da vida no nosso planeta.
A professora destaca que esta ação é fruto da “abertura de visão dos estudantes para explorar e compreender o potencial do ambiente no entorno imediato ao prédio da Arquitetura, cuja vida e beleza natural vem sendo sistematicamente degradadas e carecem, com a maior urgência, de uma ação de intervenção regeneradora”.
O plantio ocorre após participação de biólogo da CGA na disciplina, ao qual oportunamente em campo destacou o contexto histórico, ambiental e legal da área e da bacia hidrográfica, trabalhou a análise de paisagem para plantio e enfatizou a existência das políticas ambientais, de biodiversidade e do Código Florestal.