Semana da árvore na UFSC

12/09/2019 13:09

Durante os dias de 16 a 20 de setembro será realizada a semana da árvore na Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC). Serão atividades técnicas, sociais e ambientais que buscam transformar e reforçar na comunidade acadêmica o olhar sobre estes organismos imprescindíveis para a vida. As ações são promovidas pela Coordenadoria de Gestão Ambiental da UFSC (CGA) e pela Sala verde. Todas as atividades são gratuitas e algumas fornecem certificação de participação.

Confira a programação:

Eu visto as asas da sustentabilidade!

De 16/09 à 20/09/2019 (segunda à sexta)

Serão disponibilizadas com penas em formato de folhas feito de material reciclado e reaproveitado. Não deixe de fotografá-las e compartilhar nas suas mídias sociais usando a hashtag  #ufscsustentavel.

Local: Biblioteca Central e Reitoria I

asas-quadrado

Plantio de muda de árvore nativa no campus e a pessoa em situação de rua no entorno da UFSC

16/09 (segunda-feira)

Participe deste momento, traga um lanche saudável para compartilhar com quem mais precisa. Vamos plantar e confraternizar à sombra da árvore da vida!

Local: Sala Verde UFSC (piso térreo da Biblioteca Universitária, ao lado da PRAE)

16_09-quadrado

Plantas Medicinais e PANCs – Do Cultivo ao Uso Correto

17/09 (terça-feira)

A compreensão de novas alternativas de alimentação que conversem com o sustentável e o ambiente. A oficina ocorrerá em espaço do jardim, levando uma coleção de plantas, trabalhando os cinco sentidos e degustação.

Horário: 9h30 às 11h30.

Clique AQUI! para se inscrever

17_09-quadrado

Roda do chá: compartilhando saberes, sabores e odores

18/09  (quarta-feira)

Visa reunir os simpatizantes dos chás a fim de compartilhar saberes, sabores e odores. O hábito de beber chá é muito antigo. Os benefícios são inúmeros para a saúde e bem estar. Serão apresentados alguns aspectos relacionados ao histórico do uso de chás pela humanidade, e exemplos de plantas mais comuns e conhecidas com os respectivos usos.

Clique AQUI! para se inscrever

18_09-quadrado

Oficina de Ecocaderno com crianças do Projeto Mais Educação no Lar Fabiano de Cristo – Comunidade Monte Cristo

19/09 (quinta-feira)

A oficina de ecocaderno é uma atividade da Sala Verde UFSC, que tem como fim a confecção de um caderno ecológico, gerando produto personalizado e consciente. São debatidos na oficina: os 5R’s (reaproveitar, reciclar, repensar, recusar e reduzir); reaproveitamento de materiais diversos (papéis, espiral, capas plástica, retalhos de tecidos, linhas, papelão); encadernação artesanal para confecção de ecocadernos, ecoblocos, ecoagendas e ecolivros de receitas.

19_09-quadrado

Mutirão de popularização do conhecimento da identificação botânica – a importância do inventário florístico do campus trindade da UFSC

20/09 (sexta-feira)

Caminhada pelo campus trindade da UFSC para ensino de como ocorre a identificação arbórea e conversa sobre a importância ecológica e social das árvores.

Local: Ponto de encontro em frente ao Centro de Eventos da UFSC

Horário: das 09:00 às 12:00

Para esta atividade não é necessário inscrever-se, basta estar na hora marcada na varanda do Centro de Eventos da UFSC.

20_09-quadrado