Semana Lixo Zero 2018 discute resíduos plásticos
Luiza Della Giustina / Estagiária de Jornalismo
Mesas redondas, oficina de vermicompostagem e mostra de projetos sustentáveis integraram a Semana Campus Lixo Zero da UFSC 2018. O evento, que abordou em especial problemas e soluções para o plástico, aconteceu nos dias 30 e 31 de Outubro, movimentando em torno de 200 pessoas.
A 4ª edição da Semana Campus Lixo Zero da UFSC teve como foco o resíduo plástico nas duas mesas redondas. A problemática desse tipo de resíduos nos oceanos e na reciclagem foi abordada com falas do Professor Orestes Alarcom e da Professora Juliana Leonel, além da mestranda Thaianna Cardoso que abordou a questão do ciclo de vida e reciclagem. Em um segundo momento, foi discutido possíveis soluções, como a iniciativa UFSC sem plástico, as medidas municipais na Gestão de Resíduos Urbanos em Florianópolis e o método do restaurante Origem, o primeiro restaurante Lixo Zero do Brasil.
No dia seguinte, a oficina de Vermicompostagem, ministrada pelas Engª Thaianna Cardoso e Maria Gabriela Knapp, ensinou como fazer uma composteira caseira com minhocas. As composteiras tem importante papel ao diminuir a quantidade de resíduos orgânicos encaminhados para os aterros, que contabilizam 51% do total de resíduos enviados aos aterros. O evento contou com a presença e apoio do Instituto Lixo Zero, representados pelo Diretor Executivo Gustavo Rittl e o presidente Rodrigo Sabatini.