PDI e a Sustentabilidade
EMail

O Plano de Desenvolvimento Institucional 2015-2019 também aborda a questão da Sustentabilidade. Nele  há alguns trechos relacionados a sustentabilidade transcritos abaixo:

“Potencializar as ações educativas para que o Colégio de Aplicação seja um Espaço Educador para Sustentabilidade;”  (UFSC, 2015, p. 40)

Um dos valores da UFSC é ser Atuante ” Uma instituição capaz de opinar, influenciar e propor soluções para grandes temas, tais como acesso ao conhecimento e à cidadania, desenvolvimento científico e tecnológico, sustentabilidade ambiental e desenvolvimento humano e social. ”  (UFSC, 2015, p. 22)

“Incentivar e implementar ações de extensão por meio de educação ambiental e da disponibilização de informação para a sustentabilidade, atuando de forma econômica e socioambientalmente comprometida em acordo com os valores da instituição” (UFSC, 2015, p. 44)

” Fortalecer a inserção da Universidade na sociedade catarinense por meio de ações voltadas para a sustentabilidade, atuando de forma econômica, social e ambiental;” (UFSC, 2015, p. 44)

“Aprimorar o uso racional de recursos e ampliar e difundir iniciativas e programas já existentes, assegurando os princípios da sustentabilidade”  (UFSC, 2015, p. 47)

“A Universidade Federal de Santa Catarina, comprometida com a contínua melhoria das práticas de ensino, pesquisa, cultura, arte, extensão e gestão, busca implementar ações voltadas ao meio ambiente, à segurança, à saúde ocupacional e à responsabilidade ética e social. Nesse sentido, em 2012 a UFSC aderiu ao programa “Esplanada Sustentável”, do Governo Federal e, em 2014, ao programa “A3P”, do Ministério do Meio Ambiente. Estas adesões reiteram o compromisso institucional da Universidade com as diretrizes governamentais e com a sustentabilidade. O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), por meio da Instrução Normativa nº 10, de 12 de novembro de 2012, regulamentou a elaboração do Plano de Gestão e Logística Sustentável (PLS) na Administração Pública Federal. A UFSC, em 2013, finalizou a elaboração do seu PLS, sendo a primeira universidade do país a concluir este plano, que servirá como guia para todas as ações que envolvam a sustentabilidade na gestão universitária. Nessa conjuntura, a instituição norteará suas ações com base nas diretrizes dos principais programas governamentais ora citados, priorizando a atuação em gestão de resíduos sólidos, uso racional de recursos, capacitação e sensibilização na temática ambiental, preservação dos recursos naturais e da biodiversidade, contratações, construções e compras sustentáveis. A UFSC, balizando-se na legislação ambiental vigente, buscará a implementação de práticas sustentáveis e fomentará projetos relacionados ao tema. Esses objetivos serão desdobrados em ações que visarão integrar os campi, além de incluir a temática, transversalmente, nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, bem como a comunidade externa. Para auxiliar no cumprimento desses objetivos e planejar ações dentro das diretrizes geradas pela comissão de execução do Plano de Logística Sustentável, a UFSC dispõe de uma equipe interdisciplinar, a qual trabalha captando demandas e instruções governamentais e mobilizando os setores responsáveis dentro da instituição.” (UFSC, 2015, p. 51)