Campanha Materiais de Expediente

Materiais guardados por muito tempo no armário podem perder a validade, e comprovam a falta de planejamento na requisição. Antes de solicitar material de escritório ao Almoxarifado, verifique os materiais que já constam no seu setor e avalie a real necessidade de consumo para o período de uma semana;

O consumo consciente passa pela guarda e uso responsável dos materiais. Tenha cuidado com o manejo e evite perdas, em especial do papel. Este deve ser armazenado por pouco tempo, para evitar “atolamentos” nas impressoras.

 

A UFSC gastou em 2016 quase 7 milhões de folhas de papel A4, um aumento de 3,92% em relação ao ano anterior. Mas como diminuir o uso de papel de forma notável?

Muitas vezes utilizamos a impressão e exigimos documentos em papel sem necessidade. Por isso, pequenas ações podem ajudar a evitar o desperdício e diminuir a quantidade do uso de papel. Pensando nisso, reunimos sete dicas de como economizar na hora da impressão:

Use e abuse da internet!

Mensagens eletrônicas – Aproveite a agilidade que as mensagens eletrônicas podem te dar. Ao invés de, por exemplo,  de elaborar um memorando, imprimir, assinar  e digitalizar, você pode substituir todo esse processo por uma mensagem no SPA (Sistema de Processos Administrativos) ou e-mail, também considerados documentos oficiais.  Muitas vezes, você evita perda  de tempo  e torna o processo mais eficiente.

Documentos Digitais – Se você puder manter apenas a versão on-line de um documento, para que imprimir? Reflita se a impressão é realmente necessária, muitas vezes acabamos imprimindo por hábito.

 

Precisa mesmo imprimir? Fique atento!

Revise e imprima frente e verso – Evite erros nas impressões: releia atentamente o documento, verifique se o tamanho da fonte, aproveitamento e configuração da página estão  adequados e se não há nenhum texto solto na última página. Uma dica é sempre visualizar a impressão antes de imprimir. Se possível já deixe sua impressora configurada para impressão frente e verso padrão, veja aqui como fazer.

Reutilize como rascunho – Não jogue fora as folhas que já foram usadas. Reutilize o verso do documento para anotações ou faça um bloquinho de rascunhos.

Use sempre a Ecofont – Não conhece a Ecofont? Ela economiza 20% de tinta nas impressões, veja mais informações no link:  https://goo.gl/VLI6u6

Outras formas de economizar materiais de expediente também inclui a utilização do VoIP.

VoIP a comunicação de voz através de redes IP. Isso possibilita a transmissão de voz em tempo real que se transforma em diversos pacotes de dados transferidos através da Internet.

O serviço permite que as pessoas nas diversas unidades da universidade comuniquem-se com todos ligados a ela tanto no Brasil, como no exterior, utilizando a voz via internet, e o melhor, de graça!

Confira a seguir como fazer o cadastro e instalar o sistema no seu celular.

 

Para instalar e configurar o aplicativo em seu celular (passo 8 da imagem), siga o tutorial de acordo com seu sistema operacional: