Desperdício no RU cai em 38% em 2018, mas ainda não atinge a meta

03/04/2019 09:29
desperdicio ru grafico

Gráfico da média de desperdício pelos comensais do Restaurante Universitário. Foto: reprodução Instagram @ru360ufsc

Por Julia Breda  / Estagiária de Jornalismo

O desperdício nas refeições do Restaurante Universitário, Campus Trindade, diminuiu 38% ao longo de 2018. Esse número é o resultado da campanha de conscientização da geração de resíduos orgânicos, realizada pela equipe de Nutrição do RU com os comensais (alunos e servidores que utilizam o restaurante) e funcionários. A média poderia ter sido menor, se o desperdício não tivesse aumentado nos últimos meses do ano.

No dia a dia de trabalho dentro do Restaurante, os funcionários foram treinados para diminuir o desperdício de alimentos que sobram nos bufês ao final da distribuição: ao repor algum alimento, colocam pouca quantidade à disposição, principalmente em horários próximos ao fechamento do restaurante. Para a garantia da segurança higiênico-sanitária, os alimentos que forem preparados e distribuídos no bufê, mas não consumidos, não podem ser reaproveitados – eles são considerados como resto e devem, obrigatoriamente, ser descartados.

Já os comensais, cerca de 10 mil pessoas por dia, foram incentivados a reduzir os restos de alimentos que sobram nos pratos. Esse incentivo ocorreu por meio de cartazes no restaurante com explicações da quantia de uma concha em comparação com colheres de sopa; avisos de consumo consciente; campanhas no Instagram (@ru360ufsc), como stories compartilhando pratos que, ao final do almoço, não continham resíduos, e o desperdiçômetro (Foto 2).

O desperdiçômetro surgiu no final de 2017, a partir da pesquisa de um aluno da Engenharia Sanitária e Ambiental que fez uma  parceria com os estagiários do RU, estudantes do 10º semestre de Nutrição. Eles pesaram o desperdício dos comensais e o que sobrava no bufê após o final de um almoço. Como o resultado foi maior que o esperado, os bolsistas resolveram continuar pesando e iniciar a campanha de conscientização. O desperdiçômetro mostra diariamente a quantidade de comida desperdiçada no dia anterior, em quilos, e quantas refeições equivalem a essa quantia. Para que o cálculo do desperdício fosse realizado corretamente, foram criadas lixeiras separadas para cascas e ossos, de forma que apenas as partes comestíveis descartadas fossem pesadas.

De acordo com Caroline Agostini, bolsista de Nutrição no RU, a quantidade de desperdício varia de acordo com a aceitação da proteína proposta. “Carne suína, por exemplo, as pessoas gostam menos, então o desperdício dá mais alto nesses dias. Algumas pessoas reclamam – mas tem bastante gente que gosta.” Segundo ela, os dias de menor desperdício são em dias de estrogonofe ou sassami, que têm as melhores recepções pelos comensais. “Depende bastante da combinação com o complemento”, acrescenta a bolsista.

Segundo dados divulgados no começo desse mês, os resíduos orgânicos provenientes dos pratos dos comensais durante o almoço foram diminuindo gradativamente no ano passado, de março a setembro, até atingirem a menor média de desperdício, 175kg (gráfico 1) – o que equivale a 25g de desperdício por pessoa. “Dá pra ver que agora as pessoas estão bem mais conscientes. Tem diminuído muito. Claro, tem dia que ainda dá trezentos [quilos]. Mas bem no começo do ano passado, essa era a média do mês, o que é muito”, ponderou a graduanda de Nutrição.

Nos meses de outubro e novembro os valores voltaram a aumentar. “Eu acho que é porque a gente não pegou tão forte na campanha”, afirmou Caroline “continuamos postando, mas tem que ficar pegando no pé, lembrando sempre, para eles diminuírem”, complementou. Mas ela garante que a campanha voltou mais forte e ressalta os resultados que já foram atingidos. “A gente vê como a campanha deu certo, a conscientização. As pessoas estão pensando mais nisso, no que elas fazem. E não só no desperdício no refeitório: isso tem sido trabalhado aqui dentro [cozinha], e também diminuiu muito”. Caroline afirma que número ainda não é o ideal, mas espera que diminua com a continuação da campanha. “Ainda é muito desperdício de comida, muito. Daria para alimentar muitas pessoas com isso tudo. Mas estamos indo por um caminho legal”. Para 2019, a meta é atingir a média de 100kg de desperdício mensal.

ru ig

Imagem publicada no instagram, mostrando a capacitação dos profissionais do Restaurante Universitário. Foto: reprodução @ru360ufsc

ru desperdiçômetro

Stories postado no dia 29 de março, onde mostra a quantidade de comida desperdiçada no dia anterior no RU. Foto: reprodução @ru360ufsc