UFSC consegue vaga no Conselho da APA da Baleia Franca

27/11/2018 16:22

Luiza Della Giustina / Estagiária de Jornalismo

Na última sexta-feira (23), aconteceram as eleições para o Conselho Gestor da APA da Baleia Franca – Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca. O Conselho é formado por 42 conselheiros, distribuídos em Setor Público, ONGs Ambientalistas e Utilizadores de Recursos.  A Universidade Federal de Santa Catarina foi eleita para o Setor Público e ficará no cargo durante dois anos de gestão.

 A Unidade de Conservação localiza-se no sul de Santa Catarina, com uma área de 156 mil hectares, incluindo desde o sul da Ilha de Santa Catarina até o Balneário Rincão. O Conselho (CONAPA BF) foi criado durante o ano de 2005 por meio de um processo participativo, com a coordenação do grupo de trabalho da equipe técnica da APA da Baleia Franca e pelo Núcleo de Educação Ambiental – NEA (IBAMA), junto com o Núcleo de Meio Ambiente e Desenvolvimento – NMD (UFSC), Fórum da Agenda 21 de Ibiraquera e a Fundação Gaia. A ideia do CONAPA BF é construir um espaço pedagógico de identificação e aproveitamento de potenciais ambientais e negociação e mediação de conflitos. Cabe ao Conselho:

  • Definir metas e prioridades para as ações de gestão do território da APA BF
  • Ampliar diálogos e fortalecer os agentes sociais envolvidos na gestão dos problemas e conflitos da UC
  • Promover o debate e a troca de conhecimento para as proposições de políticas públicas que promovam o desenvolvimento do território da APA BF
  • Reconhecer e entender os problemas, conflitos e potencialidades da APA BF e idealizar as alternativas de desenvolvimento possíveis para a resolução destes problemas/conflitos

Cinco Câmaras Técnicas  fazem parte do CONAPA BF, entre elas: I -Conservação da Baleia Franca; II – Gestão da Biodiversidade; III – Gestão Territorial; IV – Proteção e Monitoramento; V – Atividades Econômicas Sustentáveis.