22 DE SETEMBRO – DIA MUNDIAL SEM CARRO

21/09/2017 12:20

22 DE SETEMBRO – DIA MUNDIAL SEM CARRO

O surgimento dos veículos a motor trouxeram diversas vantagens. É possível percorrer longas distâncias com maior conforto, transportar com rapidez pessoas em situações de emergência, carregar muitos objetos ao mesmo tempo. Foi uma invenção maravilhosa! No entanto, o uso irracional desses veículos traz consequências negativas para o ambiente e para a qualidade de vida.1

O automóvel é o veículo mais utilizado no mundo atualmente. No ano de 2016 estavam em circulação mais de 51 milhões de automóveis no Brasil!2 Esse grande número pode ser percebido no dia-a-dia, evidenciado pelos longos congestionamentos, que são cada vez mais frequentes mesmo fora dos “horários de pico”. Não só a grande quantidade de automóveis, como também o mau uso desses é responsável pela maior parte dos problemas causados por esse tipo de transporte. Pode-se entender como mau uso a utilização excessiva ou desnecessária de automóveis.1

Dentre os diversos problemas atrelados ao mau uso de automóveis, estão os problemas de saúde e qualidade de vida, como estresse e desgaste físico, problemas respiratórios devido aos gases tóxicos, poluição sonora; assim como os problemas ambientais, como a poluição do ar, principalmente pela emissão de um grande volume de gases de efeito estufa, como o CO2; modificações climáticas, como aquecimento global e mudanças no regime de chuvas e chuva ácida.3

Esses problemas podem ser minimizados com a conscientização da população. Pensando nisso, o dia 22 de setembro foi estabelecido como sendo o DIA MUNDIAL SEM CARRO. Essa data foi criada na França, em 1997, com o objetivo de criar um momento de reflexão sobre o uso excessivo e a grande dependência que a população tem do automóvel.3

A ideia é que nesse dia as pessoas utilizem transportes alternativos como bicicleta, ônibus, metrô ou transporte a pé para se deslocarem para o trabalho, faculdade, ou qualquer lugar!

Fonte: Núcleo Bike.

Nesse dia 22/09 não venha de carro para a UFSC! Utilize um transporte alternativo ou, no caso de ser inviável utilizar outros meios, procure dar ou ir de carona!

Além disso, leve essa experiência para os demais dias da sua vida. Com a colaboração de todos, conseguiremos fazer a diferença.

Conscientize-se! O Planeta agradece.

 

Outras Atividades:

Hoje (21/09) às 17h45 acontece o DESAFIO INTERMODAL. Esse desafio vai avaliar qual o meio de transporte é mais efetivo e precisa de voluntários! Para participar mais informações aqui.

Está também acontecendo a Semana da Mobilidade, de 16 a 22 de setembro de 2017, que tem por objetivo juntar iniciativas e ações que promovem o uso dos modos ativos e transporte público coletivo pelo Brasil. Mais informações podem ser encontradas aqui.

Referências

 1VÁ DE BIKE. Dia mundial sem carro. Disponível em <http://vadebike.org/dia-mundial-sem-carro/> Acesso em 19/09/2017.

2IBGE. Infográficos – Frota de veículos. 2016. Disponível em <http://cidades.ibge.gov.br/painel/frota.php> Acesso em 19/09/2017.

3WWF. Hoje é o Dia Mundial sem carro! 2014. Disponível em <http://www.wwf.org.br/?41362> Acesso em 19/09/2017.