Evite a gripe!

14/08/2017 11:35

O que é?

A gripe é uma doença respiratória viral causada pelo vírus Influenza. Esta se caracteriza por um início repentino dos sintomas, que são sistêmicos, como febre, calafrios, tremores, dores de cabeça e musculares, cansaço; e respiratórios, como coriza, dor de garganta e tosse1,4.

O vírus Influenza pode ser classificado em três tipos: A, B e C. Os tipos A e B são responsáveis pelos quadros mais severos da doença e pelas epidemias sazonais, sendo o tipo A mais comum no Brasil e do tipo B menos frequente1,3. O tipo C causa apenas infecções respiratórias moderadas, não sendo responsável por grandes epidemias. Os vírus Influenza do tipo A ainda podem ser classificados em subtipos segundo as proteínas Hemaglutinina (H) e Neuraminidase (N), encontradas na superfície do envelope viral. Desta forma, encontram-se entre as variações de Influenza A, temos o H1N1, H3N2, entre outros1,4,7.

No caso da Influenza A, os sintomas são mais severos: o paciente apresenta febre alta (acima de 38ºC) e de início repentino, irritação nos olhos, exaustão física, dores de cabeça, muscular, de garganta e nas articulações e maiores chances de agravamento para um quadro pulmonar. Os sintomas se estendem entre 3 e 7 dias e essa piora ocorre devido a uma resposta mais intensa do sistema imunológico3,4.

Em Santa Catarina, o vírus com maior circulação no ano de 2017 é o Influenza A (H3N2). Até o dia 21 de junho, foram notificados 773 casos suspeitos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), dos quais 160 foram classificados como sendo causadas pelo tipo A (H3N2). Foram registrados 24 óbitos, todos resultantes de infecção por Influenza A (H3N2). Desses, 16 óbitos foram de pessoas com mais de 50 anos2.

 

Transmissão

A gripe está em circulação durante o ano todo, mas há um aumento nos períodos mais frios devido a maior aglomeração de pessoas em locais fechados ou com pouca ventilação1.

A transmissão se dá via secreções respiratórias, portanto, um indivíduo pode contrair a gripe quando faz contato com algum indivíduo infectado ou com alguma superfície contaminada1,6.

Os locais mais propícios para a transmissão do vírus são os ambientes com pouca ventilação ou totalmente fechados, ambientes domiciliares, ônibus, creches e escolas, etc1.

Grupos de maior risco

Todas as pessoas estão suscetíveis à infecção viral, contudo alguns grupos apresentam risco aumentado para complicações, tais como: gestantes, puérperas, pessoas com mais de 60 anos, crianças com menos de 2 anos, indivíduos com doenças crônicas (diabetes descompensada, obesidade, cardiopatia, doenças respiratórias crônicas), indivíduos imunossuprimidos, entre outros1,8.

Vacinação

Os vírus da gripe apresentam alta capacidade de mutação (modificações genéticas). Por isso, todos os anos a Organização Mundial da Saúde (OMS) indica uma determinada formulação baseando-se nos tipos e subtipos de vírus circulantes naquele período4.

Em 2017, o Ministério da Saúde lançou a campanha de vacinação entre 17 de abril e 26 de maio7 e foi prorrogada até dia 9 de junho para alcançar a meta de 90% do público mais vulnerável5. O Estado de São Paulo ainda prorrogou a data até dia 7 de julho9. Além disso, várias clínicas particulares estão realizando a vacinação.

Cuidados para evitar a transmissão do vírus

Para evitar a gripe é importante tomar algumas medidas preventivas5,6, tais como:

  • Ao tossir ou espirrar, cubra o nariz e a boca com lenços descartáveis ou com o antebraço;
  • Evite tocar a boca e o nariz;
  • Lave as mãos com frequência, utilizando água e sabão, principalmente após tocar o nariz e a boca ou superfícies suscetíveis à contaminação. Se possível, faça uso de álcool gel;
  • Abra as janelas e melhore a circulação de ar em seu local de trabalho, no ônibus, na escola, em casa, etc.;
  • Evite locais com aglomeração de pessoas;
  • Cuide-se! Mantenha seu sistema imune e todo seu organismo saudável. Alimente-se e durma bem, pratique alguma atividade física;
  • Vacine-se.

 

Em casos suspeitos de Influenza A, procure imediatamente uma unidade de saúde!

 

REFERÊNCIAS

1DIVE. Gripe – Santa Catarina. Disponível em <http://www.gripe.sc.gov.br/#/a-gripe> Acesso em 21 jun. 2017.

2DIVE. Informe Epidemiológico Nº 12/2017 – Vigilância da Influenza (Atualizado em 21 de junho de 2017). Disponível em <http://www.dive.sc.gov.br/index.php/arquivo-noticias/546-informe-epidemiologico-n-12-2017-vigilancia-da-influenza-atualizado-em-21-de-junho-de-2017> Acesso em 29 jun. 2017.

3DRAUZIO VARELLA. Gripe H1N1. Disponível em <https://drauziovarella.com.br/doencas-e-sintomas/gripe-h1n1/> Acesso em 30 jun. 2017.

4FIOCRUZ. Gripe ou resfriado? Virologista da Fiocruz explica a diferença. Disponível em < http://portal.fiocruz.br/pt-br/content/gripe-ou-resfriado-virologista-da-fiocruz-explica-diferen%C3%A7a> Acesso em 21 jun. 2017.

5PORTA BRASIL. Campanha contra a gripe é prorrogada até 9 de junho. Disponível em <http://www.brasil.gov.br/saude/2017/05/campanha-contra-a-gripe-e-prorrogada-ate-9-de-junho> Acesso em 29 jun. 2017.

6PORTAL BRASIL. Medidas preventivas são essenciais para evitar a gripe. Disponível em <http://www.brasil.gov.br/saude/2014/04/medidas-preventivas-sao-essenciais-para-evitar-a-gripe> Acesso em 21 jun. 2017.

7PORTAL DA SAÚDE. Nota informativa e recomendações sobre a sazonalidade da influenza 2017. Disponível em <http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/leia-mais-o-ministerio/414-secretaria-svs/vigilancia-de-a-a-z/influenza/22873-informacoes-sobre-gripe> Acesso em 21 jun. 2017.

8PORTAL DA SAÚDE. Vacinação. Disponível em <http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/leia-mais-o-ministerio/416-secretaria-svs/vigilancia-de-a-a-z/influenza/l2-influenza/10959-vacinacao-influenza> Acesso em 21 jun. 2017.

9SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DE SÃO PAULO. Campanha de vacinação contra o vírus influenza é prorrogada até dia 7 de julho. Estado de São Paulo amplia grupos prioritários para a vacinação. Disponível em <http://www.saude.sp.gov.br/coordenadoria-de-controle-de-doencas/homepage/noticias/campanha-de-vacinacao-contra-o-virus-influenza-e-prorrogada-ate-dia-7-de-julho.-estado-de-sao-paulo-amplia-grupos-prioritarios-para-a-vacinacao> Acesso em 29 jun. 2017.