Não capture, nem alimente os Saguis!

09/06/2017 13:28

O número de saguis presentes na UFSC está aumentando. Como os saguis são exóticos invasores, é necessário saber como proceder com esses animais.

 

 

Desequilíbrio Ambiental

          Os saguis são pequenos primatas do gênero Callithrix (Família Callitrichidae) endêmicos do Brasil, originários da região Nordeste e parte dos estados de Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal. No entanto, os saguis acabaram sendo introduzidos nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina, sendo considerados animais exóticos invasores dessas regiões.

          Acredita-se que por serem pequenos, simpáticos e bonitinhos, tenham sido trazidos clandestinamente para Santa Catarina para serem criados como animais de estimação. Contudo, essa introdução dos saguis tem causado um desequilíbrio ambiental, sobretudo em Florianópolis, pois aqui a espécie não tem predador e tem se proliferado sem controle. Além disso,os saguis também podem ser transmissores de algumas doenças.

        Outro fator que tem contribuído ainda mais para esse aumento populacional é o fornecimento de alimentos pelos habitantes, não apenas frutas, mas também alimentos artificiais e industrializados.

          Ainda não há uma solução para o problema, os órgãos ambientais estão preocupados e estudam como proceder com a situação. Até lá, cabe à população proceder da maneira correta.

Saiba mais sobre os saguis!

          Esses pequenos macacos apresentam hábito arbóreo e são encontrados em matas ciliares, cerrados e também em áreas fragmentadas e de mata secundária. Além disso, eles têm facilidade em se acomodar a ambientes habitados pelos seres humanos, podendo ser encontrados muito próximos a casas, em jardins e pomares.

Saguis (da esquerda para a direita: C. jacchus, C. penicillata e híbrido entre elas).
Fonte: Núcleo de Conservação da Fauna do JBRJ, 2013.

       

        A reprodução dos saguis é rápida! Os machos atingem a maturidade sexual entre nove a 13 meses, e as fêmeas, entre 20 a 24 meses. O período de gestação dura em torno de 5 meses e, geralmente, nascem dois filhotes por gestação. Além disso, poucos dias após a concepção, a fêmea volta a ovular e já está apta a gestar novamente.

       A alimentação desses pequenos macacos se baseia em insetos, pequenos vertebrados e frutas. Essa flexibilidade alimentar permite que os saguis consigam viver e se adequar a variados ambientes, o que facilita o aumento da sua população.

Recomendações

  • Lembre-se que, apesar de serem muito bonitinhos, os saguis não devem ser alimentados. É importante também não deixar alimentos em locais de fácil acesso, esses animais são bem espertos e invadem imóveis atrás de comida.
  • Os saguis podem transmitir doenças aos seres humanos, portanto, se for mordido procure um posto de saúde para receber os cuidados necessários.
  • Apesar de ser uma espécie invasora em SC é proibido capturar esses animais na natureza, são espécies protegidas por lei.
  • Os saguis são animais silvestres e com espírito de grupo, ou seja, não devem ser criados em casa.

 

SIGA ESSAS RECOMENDAÇÕES E CONTRIBUA PARA O EQUILÍBRIO AMBIENTAL!

 

Referências:

LOURENÇO, Julia Antunes. A Notícia. Superpopulação de saguis em Florianópolis preocupa ambientalistas. Publicado em 24/10/2009. Disponível em http://anoticia.clicrbs.com.br/sc/noticia/2009/10/superpopulacao-de-saguis-em-florianopolis-preocupa-ambientalistas-2695962.html. Acesso em 20/05/2017.

NAKAMURA, E. M. Convívio entre os saguis e pessoas: Experiências no Parque Ecológico do Córrego Grande e entorno, Florianópolis – SC. 2009. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Departamento de Ecologia e Zoologia, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis/SC.

Núcleo de Conservação da Fauna do JBRJ. Saguis – Callithrix jacchus e Callithrix penicillata: informações. 2013. Disponível em https://projetofauna.wordpress.com/2013/08/23/saguis-callithrix-jacchus-e-callithrix-penicillata-informacoes/. Acesso em 26/05/2017.