Consumo
Nos links abaixo encontram-se informações sobre como destinar materiais ociosos,dados de consumo dos copos plásticos, informações sobre utilização racional de papel e gráficos do consumo mensal e anual da quantidade de papel consumida na UFSC, além dos índices crescentes da utilização de tecnologias como o SPA para tramitação de processos sem utilização de papéis, entre outras.
Como adquirir hábitos mais sustentáveis
Na comunidade acadêmica é possível avaliar se há real necessidade de imprimir e tirar xerox de certos materiais e atividades simples trazer o seu próprio copo reutilizável para não consumir copos descartáveis. Dentro dos setores da universidade pode-se também repensar a questão de impressões, adotar canecas e copos reutilizáveis, compartilhar material de expediente, utilizar folhas de rascunho com impressões antigas, entre outras medidas que podem ser adotadas para melhor aproveitamento dos materiais e maior consciência no consumo.
Pois quando se fala em consumo, é necessário refletir no impacto que este irá causar, seja socialmente, economicamente e, principalmente, ambientalmente. Com relação aos recursos naturais, de acordo com relatório de 2016 do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), o uso de combustíveis fósseis, minerais e biomassa triplicou nas últimas quatro décadas; se não mudarmos em 50 anos serão necessários dois planetas Terra para suprir nossas necessidades de água, alimentos e energia.
Para minimizar essa questão, mudanças de hábitos passaram a ser sugeridas de forma a tentar impactar cada vez menos o meio ambiente. Hábitos como reduzir o consumo individual e fazer compras considerando alguns critérios de sustentabilidade são alguns exemplos de como podemos diminuir os impactos negativos gerados. Outro ponto importante é conhecer o ciclo de vida dos produtos consumidos, buscando saber a respeito das condições e processos que ocorrem desde a extração da matéria prima, passando pela produção, consumo e, por fim, descarte. Repensar a necessidade de alguns produtos em sua vida, tornando-se um consumidor consciente pode fazer uma grande diferença no futuro e ajudar a garantir a sustentabilidade no planeta.