Relatório de Sustentabilidade

22/11/2019 09:14

A elaboração de Relatórios de Sustentabilidade tem sido uma das ferramentas utilizadas pelas organizações para relatarem a sociedade como o seu desempenho está afetando o meio ambiente e a sociedade, e o que se tem feito para corrigir eventuais danos e/ou ampliar efeitos benéficos. 

Resumidamente, o Relatório de Sustentabilidade pode ser entendido como um documento que tem, por objetivo, medir e divulgar os impactos socioambientais causados pelas atividades cotidianas de uma organização, no caso a UFSC.

Porque o padrão GRI – Global Reporting Initiative?

A Global Reporting Initiative – GRI propõe diretrizes para que os Relatórios de Sustentabilidade sejam um modelo-padrão internacional, com objetivo de que se tornem tão rotineiros quanto são os tradicionais relatórios financeiros ou de gestão. Para isso, reúne, atualmente, uma rede de milhares de especialistas, de dezenas de países que contribuem para o seu desenvolvimento.

As organizações públicas, como a UFSC, não tem tradição na produção de informações sobre os impactos causados por suas atividades. Objetivando mudar esse quadro a Coordenadoria de Gestão Ambiental iniciou, em 2017, esforços para elaborar o Relatório de Sustentabilidade da UFSC, o primeiro foi lançado em 2017 e dizia respeito as operações de 2016 e estava focado nos impactos ambientais. Logo a seguir, em 2018, foi publicado o relatório referente a 2017, dessa vez inclui também impactos sociais. Finalmente, em 2019 é lançado o relatório de 2018 completo, agora com impactos ambientais, sociais e econômicos.

relatório

_________________

¹ Organização sem fim lucrativos. Foi fundada em Boston em 1977 pela Coalition for Environmentally Responsible Economies – Ceres e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente – PNUMA.