Enactus UFSC Florianópolis

18/11/2019 16:48

Por Évelyn Cazão / Estagiária de Jornalismo

enactus ufsc florianópolis

Em março de 2017 surgiu a Enactus na Universidade Federal de Santa Catarina. O nome vem de uma junção das iniciais em inglês da frase: entrepreneurial action for others creates a better world for all of us; que significa “ação empreendedora para os outros cria um mundo melhor para todos nós“.

Para o projeto Enactus ser realizado é necessário um vínculo com a Universidade, com a Instituição Acadêmica, além de ser cadastrado na Enactus Brasil e Enactus Mundial. A Enactus na UFSC surgiu com a professora Patrícia Fonseca Ferreira Arienti, do CSE, com a função de coordenadora do projeto; e a primeira constituição foi formada por alunos da Universidade que não se conheciam e se encontraram pela primeira vez dentro do projeto. Bruno Borges, vice-presidente da atual gestão, destaca a importância para os alunos de assumir responsabilidades na gestão Enactus.

Segundo a atual presidente Gabriela Vardanega e o vice-presidente Bruno Borges, o principal objetivo do projeto é impactar vidas, melhorando a qualidade de vida de todas as pessoas que participam dos processos. Bruno ainda destacou que as ações são desenvolvidas com às comunidades e não para às comunidades, desta forma, é importante que as pessoas que estão envolvidas façam parte de todo o processo de criação, estruturação, das ideias e dos propósitos das ações. “Queremos que a comunidade tenha senso de pertencimento, ou seja, que ela construiu aquilo que está sendo realizado, que ela construiu esse projeto, ela que idealizou”, esclarece o atual vice-presidente.

Para toda a atual gestão é importante que haja esse senso de pertencimento, porque por meio dele cria-se a sustentabilidade, e a sustentabilidade faz com que eles não precisem mais da Enactus. Sendo assim, o objetivo final do programa é que a comunidade saiba  todos os passos que precisam ser dados para que eles continuem sozinhos depois.

Talvez Obra Enactus

Foto: arquivos Enactus UFSC Florianópolis

A Enactus possui três pilares fundamentais e que sempre estão presentes em suas ações, o social, o econômico e a ambiental, “claro, nenhum dos nossos projetos deve impactar negativamente o meio ambiente, ele precisa gerar economia, aumentar o lucro daquela comunidade e ser um projeto social; um projeto para eles e deles” explicou Gabriela Vardanega.

Um dos projetos que mais tem ganhado visibilidade dentro da Enactus/UFSC, é o projeto Ecovassoura, ele surgiu da possibilidade de reciclar garrafas pets e criar uma vassoura ecológica. Ela acaba sendo um pouco mais barata que a vassoura convencional que se encontra em mercados e etc.

A comunidade utiliza as garrafas PET e depois utilizando uma máquina para cortá-las é possível confeccionar às ecovassouras; “um dos viés (sic) do projeto seria talvez entrar em contato com órgãos que utilizam vassouras para fazerem limpeza de ruas, de casas, para trocarem essa vassoura convencional pela vassoura ecológica.” complementa Gabriela.

Ecovassoura Enactus

Foto: arquivos Enactus UFSC Florianópolis

Ainda de acordo com Gabriela, a Enactus chega, vê a demanda da comunidade, mas nem sempre a comunidade tem um problema e uma solução, às vezes tem muitos problemas, mas com base nos três pilares a Enactus tenta resolver todos eles.

Equipe Enactus

Foto: arquivos Enactus UFSC Florianópolis

Para obter mais informações sobre a Enactus, acesse os endereços abaixo: