UFSC sem plástico

09/10/2019 11:51

Por Évelyn Cazão / Estagiária de Jornalismo

UFSC sem plástico é um projeto de extensão que surgiu com duas alunas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), inicialmente pensado em auxiliar o programa Universidade Lixo Zero.

38405104_1055838327908006_7285729671914717184_n

UFSC sem plástico teve seu início idealizado pelas alunas Isadora Bertoli, Graduanda em Nutrição e Lisiane Eble Heinzen de Liz, Oceanógrafa mestranda em Oceanografia. Com o foco nos resíduos gerados pelas cantinas na universidade. E depois de alguns levantamentos de dados importantes, foi criada a primeira campanha que teve grande repercussão na UFSC: Quanto custa o seu café?

Quem foi convidada para ser coordenadora do projeto foi a Professora Juliana Leonel, que conta para a gente como foi o processo: “a ideia começou com as alunas, depois elas me procuraram para fazer parte de um projeto de extensão, mas assim, quando elas conversaram, me convidaram para participar, uma das coisas que eu pensei foi: eu trabalho com poluição marinha, que é uma das minhas linhas de pesquisa. E eu falei que ao mesmo tempo: a gente tá tão longe do ambiente universitário, a gente vai lá na praia, coleta material, publicamos nosso resultado em revistas nacionais e internacionais, e aqui dentro? Então para mim foi uma forma de começar a suprir uma necessidade que eu sentia, uma lacuna que eu percebia de estar na Universidade mas ao mesmo tempo estar muito distante da realidade da Universidade.”

Com o foco de ter uma equipe multidisciplinar, a graduanda em Engenharia Sanitária, Maria Eduarda Bezerra nos conta como funciona o projeto e como são divididas as funções: “a gente tem um grupo de trabalho de projetos onde todo mundo executa, mas quem puxa a frente são eles. A gente tem de RH que faz a gestão interna dos membros; a gente tem de comunicação que faz toda a parte de divulgação, parceria e comunicação; a gente também tem arte e criação, que cuida de toda a identidade visual do projeto, todas as artes, cartazes, tudo que tem nas redes sociais é desenvolvido por eles. Então tem uma interdisciplinaridade que ajuda muito a gente aqui dentro, cada curso linka algo aqui no projeto. Tá tudo ligado, não importa teu curso , “tu pode achar uma vertente dentro do projeto.” Há a possibilidade de aprender a ao mesmo tempo conviver com pessoas de outros cursos, “o objetivo é um só, mas a gente vê como mostra na prática a interdisciplinaridade” complementa a coordenadora Professora Juliana.

67102080_1296290193862817_1406042825216229376_n

Uma das conquistas do projeto é o Restaurante Universitário do CCA não oferecer mais copos descartáveis; no RU da Trindade já é costume não ser fornecido, mas no CCA era comum até março de 2019, desde essa data estima-se que cerca de 5.000 copos foram economizados.

Além dos projetos nas cantinas, o UFSC sem plástico também conta com banco de copos para eventos, como relata a Graduanda em nutrição, Isadora Bertoli “A gente conseguiu através de doações de copos e esse banco está disponível para ser locado, digamos, para eventos; na verdade não tem nenhum custo,  então normalmente os eventos da UFSC são outro nicho que a gente percebeu que utilizavam produtos descartáveis. As pessoas compravam copos para oferecer para o Coffee Break dos eventos, agora tem a opção de pegar o banco de copos UFSC sem plástico. E com isso, a gente está em média, desde que a gente iniciou, evitando cerca de 300 a 500 copos por evento, só pelo projeto do banco de copos.”

O foco do projeto não é só tornar as cantinas, Colégio de Aplicação, Empresas Juniores e Atléticas responsáveis por tudo isso e sim transformá-los em um veículo de conscientização ambiental. E o UFSC sem plástico também conta com cartilhas de como fazer um CA sem plástico, de como surgiu o próprio projeto e como você pode aplicar isso nas Universidades.

Recentemente o projeto foi convidado pela segunda vez a palestrar nos Estados Unidos, sendo que da primeira vez receberam o prêmio de Inovação, na Universidade da Pensilvânia. Com o foco de representar a UFSC em nível global, também foram convidados esse ano para palestrar em Portugal.

A Coordenadora Juliana Leonel, complementa mais sobre as expectativas do projeto, “A gente acredita que mudando o hábito das pessoas dentro da UFSC, elas vão levar isso adiante… Vão levar para casa, para a vizinhança; por isso que a gente está com esse projeto de extensão que está envolvendo a comunidade acadêmica mas também vai ser levado para fora da Universidade.”

Lembrando que do dia 21 ao dia 25 de outubro, o UFSC sem plástico está organizando a Semana Lixo Zero. Para mais informações sobre a programação consulte as páginas do UFSC sem plástico, segue abaixo os contatos: