Dica sustentável: o que são ambientes virtuais de aprendizagem?
Em 2017, a UFSC consumiu quase seis milhões de folhas A4. Para ter ideia, são aproximadamente 519 árvores cortadas e R$83.558,33 gastos. Pelo alto consumo, o Plano de Logística Sustentável (PLS) da Universidade estabeleceu como meta “diminuir em 30% o consumo do papel utilizado para impressão”. Para contribuir com o objetivo, uma alternativa são os Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Os AVAs são softwares que ajudam os professores no processo de ensino e compreensão dos alunos. São ferramentas importantes para cursos à distância, mas também servem de complemento aos presenciais, já que disponibilizam muitas facilidades para o processo de ensino/aprendizagem.
Entre as vantagens dos ambientes virtuais, as que se destacam são:
- Menor necessidade de utilização de material impresso, reduzindo gastos e geração de resíduos;
- Compartilhamento de diversos materiais e de informações;
- Disponibilidade de materiais multimídia – não apenas textos;
- Facilidade de comunicação entre os estudantes e destes com o professor, aumentando a interatividade;
- Facilidade no envio de tarefas e trabalhos;
- Possibilidade de o estudante administrar melhor seu tempo.
*falta fazer uma artezinha*
UFSC e Moodle
Hoje, a UFSC utiliza o Moodle (Modular Object Oriented Distance Learning). O programa é um sistema de gerenciamento para criação de curso online ou ambientes virtuais de aprendizagem. Todos os alunos matriculados regularmente em algum curso têm acesso a essa plataforma, assim como os professores. Por ele, são enviados trabalhos, planos de ensino, materiais para aula, notas e outras interações. Para saber mais, acesse os tutoriais e, em caso de dúvidas, acesse perguntas frequentes do Moodle/UFSC.
Fontes de pesquisa