Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD-TRI)

O Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD-TRI) tem como objetivo recuperar a qualidade das águas dos cursos d’água e nascentes que integram o Campus Reitor João David Ferreira Lima (Campus Trindade), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis/SC.

Contexto

O Campus Trindade, fundado em 1960, expandiu-se ao longo das décadas de forma pouco planejada. Esse crescimento resultou em impactos urbanos e ambientais, como a canalização e o aterramento de cursos d’água, além da ocupação de suas margens com edificações, vias, estacionamentos e redes subterrâneas.

Diante desses impactos, foi instaurada a Ação Civil Pública nº 5021.309-83.2014.4.04.7200, na Justiça Federal. A sentença determinou que a UFSC implementasse medidas de compensação ambiental, entre elas:

  • Levantamento da qualidade da água nos cursos d’água do campus;
  • Identificação das causas de poluição, quando presentes;
  • Encaminhamento de relatórios aos órgãos competentes;
  • Execução das ações necessárias para recuperação das águas, por meio de um Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD).

O PRAD-TRI, portanto, é a resposta institucional ao cumprimento da sentença judicial de 28/04/2021.

Eixos

O projeto integra um conjunto de medidas voltadas à recuperação ambiental do Campus Trindade, estruturada em quatro eixos centrais:

  1. Recuperação das margens
  2. Qualidade da água
  3. Esgotamento sanitário
  4. Educação Ambiental

Acesse aqui o Projeto Executivo

Notícias

30.05.2025 | UFSC inicia recuperação ambiental com plantio de mudas e melhoria da qualidade das águas