Dica sustentável: Por que a UFSC utiliza papel reciclado?

22/11/2016 12:43

Na Universidade Federal de Santa Catarina, aproximadamente sete milhões de folhas de papel são utilizadas por ano, o que significa que cada pessoa usa cerca de 780 folhas anualmente. Muitas vezes, a utilização do papel é inevitável, mas ela pode se tornar mais agradável para o meio-ambiente! Uma das metas do Eixo Consumo do Plano de Logística Sustentável (PLS) da UFSC é “adquirir 100% de papel reciclado e/ou Elemental Chlorine Free (ECF), papel livre de cloro elementar, para uso na UFSC”. Como ação concreta, a Universidade adquire 60% do seu papel na especificação reciclado.

Benefícios

O papel reciclado é mais vantajoso que o comum por inúmeros motivos. Para produzir uma tonelada de papel virgem são gastos 100.000 litros de água, enquanto que para o reciclado são utilizados cerca de 70.000, o que equivale a uma redução de quase 30%. Também há economia de energia. Cerca de 4,98 MWh são necessários para produzir uma tonelada a partir da matéria-prima virgem e 1,47 MWh para se produzir a mesma quantidade em papel reciclado.

Gastos e energia por tonelada: papel virgem X papel reciclado

O papel reciclado também contribui para a diminuição do desmatamento. Calcula-se que, para cada tonelada de aparas (papéis cortados usados na reciclagem), deixa-se de cortar de 15 a 20 árvores. Além disso, o papel reciclado gera entre 20% a 50% menos emissões de CO2 do que o papel produzido a partir de fibras virgens. Boa parte disso ocorre porque o papel utilizado na produção é normalmente recolhido perto de usinas de reciclagem. Logo, o transporte do material reduz as emissões de CO2.

Além de tudo, os aterros sanitários não são a melhor a solução para lidar com o lixo, já que tem vida útil curta e o problema continua mesmo após serem fechados. Por isso, quando o papel é reciclado e é destinado à aterros, o problema de geração de resíduos é minimizado. O processo também ajuda as cooperativas e associações de catadores a terem uma renda.

Quando o papel não é reciclado, o ciclo sustentável se quebra. Gráfico: AnotaRé

Elemental Chlorine Free

Embora não destrua florestas, como na produção do papel de celulose virgem, o papel reciclado ainda gera impacto. Um exemplo é o processo de branqueamento do material, que consome produtos químicos tóxicos, como o cloro. Por isso, o PLS da UFSC também prevê, entre suas ações, a compra do papel Elemental Chlorine Free (ECF), ou seja, papel produzido sem cloro elementar. O processo reduz a contaminação por dioxinas, substâncias classificadas pela Agência de Proteção Ambiental estadounidense (EPA) como altamente cancerígena e associada a várias doenças do sistema endócrino, reprodutivo, nervoso e imunológico. Por isso, quanto mais escuro o papel, mais ele oferece segurança e proteção ao consumidor e ao meio-ambiente.

A responsabilidade da UFSC

A utilização de papel reciclado e livre de cloro é importante para que a Universidade cumpra seu papel ambiental e social, além de ser um dos passos para o sucesso do PLS. É importante que todos colaborem no processo, mesmo que seja necessário um período de adaptação. Além disso, a Coleta Seletiva Solidária (CSS) deve ser valorizada na UFSC. A Coordenadoria de Gestão Ambiental reforça a importância de entregar as folhas de papel para reciclagem nos contentores disponibilizados, sem amassar, rasgar ou dobrar, uma vez que quando o material não é entregue em boas condições, ele perde valor de mercado.

Fontes de pesquisa:
CALDERONI, Sabetai. Os bilhões perdidos no lixo. 4. ed. São Paulo: Humanitas, 2003.
MORENO, Paulo Sérgio Rosalin. A Aceitação pelo Consumidor por um Produto de Papel Reciclado. [Dissertação de Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente]. Centro Universitário de Araraquara – UNIARA, 2007.
MASTERCOLOR. Benefícios do papel reciclado. Disponível em:
<http://www.mastercolor.com.br/blog/beneficios-do-papel-reciclado/>. Acesso em: 26 jun. 2018.
FACHIN, Leo Carlos. A Reciclagem de Resíduos Sólidos como Meio de Geração de Emprego e Renda, Análise dos Problemas Sócio-Ambientais e do Custo de Oportunidade. [Monografia de Conclusão de Curso]. Universidade Federal de Santa Catarina, 2004.
PORTAL SÃO FRANCISCO. Reciclar Papel. Disponível em
<http://www.portalsaofrancisco.com.br/meio-ambiente/reciclar-papel>. Acesso em: 26 jun. 2018.
Tags: Dicas sustentáveis