Sustentar 2026 debate futuro do planeta

17/06/2026 15:35

Nos dias 18 e 19 de junho, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sedia o fórum de debate Sustentar 2026 – Clima, Energia, Agricultura, Tecnologia e o Futuro do Planeta. O evento reunirá pesquisadores, agricultores familiares, estudantes, gestores públicos, movimentos sociais, empresas, startups e representantes da sociedade civil para discutir soluções sustentáveis diante dos desafios ambientais e sociais contemporâneos.

O encontro tem como proposta ter um espaço estratégico de diálogo, articulação institucional e difusão de conhecimentos sobre temas considerados centrais para o futuro do país e do planeta, como mudanças climáticas, energias renováveis, agricultura sustentável, inovação tecnológica, soberania alimentar e energética.

Além de promover debates e exposições, o Sustentar 2026 abre espaço para que cooperativas, empreendimentos da economia solidária, coletivos, universidades, startups e projetos de inovação apresentem seus trabalhos e ampliem suas redes de relacionamento e cooperação. Segundo a organização, o evento pretende ampliar o acesso da agricultura familiar a tecnologias sustentáveis, fortalecer a integração entre ciência, políticas públicas e iniciativas comunitárias, além de incentivar a construção coletiva de soluções para os desafios climáticos e ambientais.

A participação é gratuita e aberta ao público interessado nos temas relacionados à sustentabilidade, inovação, agricultura e transição energética.

Mais informações sobre a programação pelo instagram do evento: @sustentaroficial

UFSC promove Semana do Meio Ambiente 2026 com programação gratuita e aberta à comunidade

15/05/2026 12:05

A UFSC realiza, entre os dias 25 de maio e 12 de junho de 2026, a Semana do Meio Ambiente 2026 UFSC, reunindo uma ampla programação de atividades voltadas à sustentabilidade, educação ambiental, inovação e bem-estar.

Neste ano, o evento também integra a Jornada Verde, evento municipal de Florianópolis realizado em parceria com a UDESC, a Prefeitura Municipal de Florianópolis,  Projeto Tamar, fortalecendo a articulação entre instituições em prol da sustentabilidade e da conscientização ambiental.

Com ações distribuídas pelos campi da Universidade, o evento contará com  uma programação diversificada, com mais de 25 atividades gratuitas. Serão realizadas 8 visitas técnicas e ecológicas, 5 oficinas, 3 exposições, 6 atividades culturais e de bem-estar, além de minicursos, rodas de conversa e ações de educação ambiental em Florianópolis, Blumenau e Araranguá. As atividades abordarão temas como biodiversidade, conservação ambiental, energias renováveis, alimentação sustentável, ciência cidadã, reaproveitamento de materiais, inclusão, consumo consciente e qualidade de vida.

Além da programação de atividades, a Semana do Meio Ambiente UFSC 2026 contará com a “Mostra Científica e de Boas Práticas”, que apresentará projetos, pesquisas e iniciativas sustentáveis desenvolvidas na Universidade e na comunidade, promovendo a troca de experiências e a divulgação de ações voltadas à sustentabilidade e com a “Mostra Fotográfica da Semana do Meio Ambiente UFSC 2026”, reunindo registros e olhares sobre questões ambientais, biodiversidade, território e sustentabilidade no contexto universitário e social, que acontecerão no hall da Reitoria.

Todas as atividades da programação serão gratuitas, abertas à comunidade universitária e ao público externo, com emissão de certificado para as atividades que precisarem de inscrições.

As atividades são gratuitas, mas as vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas no site da Semana do Meio Ambiente 2026. 

O evento busca fortalecer o compromisso institucional da UFSC com a sustentabilidade, incentivando a participação da comunidade em debates e práticas relacionadas à preservação ambiental, consumo consciente, gestão de resíduos, mudanças climáticas, mobilidade sustentável, saúde e qualidade de vida. Organizada pela Departamento de Gestão Ambiental (DGA/UFSC) e conta com o apoio e patrocínio da Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (FEPESE), da Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (FAPEU), da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB) edo IBAPE-SC. Além disso, conta com parceria de diversos laboratórios, projetos e Centros da UFSC:

UFSC promove Conferência Livre das Instituições de Ensino Superior para os ODS

07/04/2026 09:51

odsA UFSC realiza a “Conferência Livre das Instituições de Ensino Superior para os ODS – Edição UFSC”, como parte das atividades preparatórias para a 1ª Conferência Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A iniciativa tem como objetivo promover a construção coletiva de propostas sobre o papel das universidades no contexto da Agenda 2030. O evento reunirá a comunidade acadêmica e demais interessados em um espaço de diálogo, reflexão e articulação, cujas contribuições poderão subsidiar recomendações com potencial de influenciar políticas públicas em âmbito nacional.

As propostas elaboradas na etapa da UFSC serão encaminhadas para a Conferência Livre das Instituições de Ensino Superior, que ocorrerá no dia 23 de abril, promovida pelo @selosocial, @seloods e @redeunisustentavel, e posteriormente para a etapa nacional, a  1ª Conferência Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A conferência será realizada 9 de abril, no Auditório do Centro de Ciências Biológicas, com mediação do professor Paulo Horta (UFSC). A participação é aberta ao público e representa uma oportunidade para que diferentes setores contribuam com ideias voltadas ao fortalecimento do papel das instituições de ensino superior no avanço dos ODS.

Quando: 9 de abril (quinta-feira) às 14h
Onde: Auditório do Centro de Ciências Biológicas (CCB) – UFSC, bairro Córrego Grande, Florianópolis/SC

Durante a programação, serão debatidos seis eixos temáticos: democracia e instituições fortes; sustentabilidade ambiental; inclusão social e combate às desigualdades; inovação tecnológica para o desenvolvimento sustentável; governança participativa; e colaboração multissetorial e financiamento da Agenda 2030.

Para participar, é necessário preencher o Formulário de Inscrição.

Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail: .

  • Página 2 de 3
  • 1
  • 2
  • 3