O Programa

O que é? 

O Programa UFSC Sustentável visa promover a sustentabilidade na UFSC em seus diversos âmbitos e atuações, da esfera administrativa ao ensino, pesquisa e extensão, incorporando a sustentabilidade em suas práticas cotidianas, através de uma mudança de cultura organizacional. 

O  UFSC Sustentável tem como objetivo reunir projetos ou ações desenvolvidos na UFSC que estejam relacionados à sustentabilidade e que envolvam as mais diversas temáticas, entre elas: eficiência energética, redução da utilização de recursos, gestão de resíduos, preservação da fauna e fauna, licitações, contratações e construções sustentáveis, educação e sensibilização ambiental, qualidade de vida, incentivo a cursos que envolvam a temática da sustentabilidade, entre outros. Com a reunião e divulgação de todas as iniciativas de sustentabilidade desenvolvidas na UFSC, o programa busca facilitar a integração, quando possível, dessas ações, reunindo esforços em busca do mesmo objetivo, um mundo mais sustentável!

Através do Programa UFSC Sustentável espera-se reduzir o impacto ambiental causado pela UFSC, preservar e economizar os recursos naturais, promover a preservação do meio ambiente, disseminar e promover a sustentabilidade na gestão, ensino, pesquisa e extensão.

 

Visão

Tornar a Universidade Federal de Santa Catarina referência nacional em sustentabilidade e gestão ambiental para o conjunto das Instituições Públicas de Ensino Superior.

 

Missão

Tornar a sustentabilidade valor fundamental da Universidade Federal de Santa Catarina, disseminando-a em todas suas esferas. O objetivo é que todas as ações realizadas no âmbito universitário tenham o olhar da sustentabilidade. Para que essa missão seja factível, será imprescindível que a comunidade acadêmica – professores, servidores e alunos absorvam e promovam a ideia da sustentabilidade.