Sala Verde da UFSC instala composteira de 750 litros e incentiva práticas sustentáveis na comunidade
A Sala Verde da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) deu mais um passo rumo à sustentabilidade com a instalação de uma composteira termofílica de 750 litros. A novidade foi implantada durante a Semana de Acolhimento à Comunidade, em parceria com o Parque Ecológico Municipal do Córrego Grande.
A composteira permite o reaproveitamento de mais de 70 quilos de resíduos orgânicos por semana, conectando a universidade e a comunidade externa às práticas de compostagem. O adubo gerado é utilizado no jardim experimental da Sala Verde e também distribuído gratuitamente à população.
A comunidade é convidada a participar ativamente do projeto, entregando seus resíduos orgânicos todas as sextas-feiras, das 8h às 12h e das 13h às 15h, diretamente na Sala Verde, localizada no campus da UFSC.
Confira o que pode ser compostado:
- Cascas e restos de frutas
- Restos de legumes e verduras
- Cascas de ovo
- Borra de café
- Outros resíduos orgânicos
Itens que não devem ser entregues:
- Rejeitos como papel higiênico e absorventes
- Fezes
- Produtos químicos e de saúde (curativos, medicamentos etc.)
- Recicláveis secos como plásticos e vidros
Com o lema “Transforme resíduos em vida”, a iniciativa busca fortalecer a educação ambiental, promover o manejo correto dos resíduos e incentivar hábitos mais sustentáveis entre estudantes, servidores e moradores da região.
🔗 Mais informações no site da Sala Verde

Compostando Com a Sala Verde

Compostando Com a Sala Verde

Compostando Com a Sala Verde