Oficinas no espaço Sala Verde UFSC

12/09/2019 12:49

A Sala Verde na Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC), surgiu em 2004 por conta de um edital do Ministério do Meio Ambiente que fez a proposta de criar por todo o Brasil espaços interativos, de educação e de informação socioambiental. Foram criados outros editais posteriormente a este de 2004, mas esse foi o que de fato abriu as primeiras salas verdes no território nacional. 

Para a criação efetiva do espaço, um grupo de alunos de pós-graduação da universidade e que eram vinculado à Coordenadoria de Gestão Ambiental tomaram a frente do projeto, eles contavam com a UFSC como instituição mas também com algumas ONGs e até mesmo com a Secretaria Estadual de Educação.  

Durante 15 anos de funcionamento da projeto na UFSC, ele já funcionou diversas maneiras; mas de modo geral o espaço desenvolve projetos, ações e/ou apoia projetos de outras pessoas e ONGs, seja em parceria com a Coordenadora de Gestão Ambiental ou com entidades externas.

A bióloga e coordenadora do projeto, Marlene Alano Coelho Aguilar, explica sobre como os projetos estão funcionando: “atualmente nós temos alguns projetos e ações que estão em desenvolvimento; um projeto que está bem a linha de frente das nossas ações é o projeto Oficinas para uma vida melhor, esse projeto é aberto para todos aqueles que queiram partilhar o seu saber, assim oferecendo uma oficina como voluntário.” A oficina aceita que qualquer pessoa ofereça a aula, desde que esteja dentro do tema principal que é ações para uma uma vida melhor. Com essa proposta, diferentes oficinas estão acontecendo. Durante todas as segundas-feiras do mês de setembro por exemplo, podemos contar com a Oficina de fios, que é com o foco de ensinar as pessoas a fazer crochê e tricô; Na próxima semana estará acontecendo a Oficina das PANCs, que são sobre as Plantas Alimentícias Não Convencionais; A oficina Resinificando objetos do passado, onde o objetivo é dar uma nova utilidade para os objetos que já se tornaram obsoletos para o seu inicial. A Sala Verde disponibiliza outras oficinas, como: costura de mão, alimentação saudável,ayurveda, yoga, entre outras. 

Outro projeto que tem uma grande repercussão na universidade é o aColhida Verde, onde é permitido usar o canteiro da Sala Verde para plantar, cuidar, colher e levar mudas para casa. A coordenadora comenta um pouco mais sobre esse projeto, “às vezes tem pessoas que gostam de plantar mas não tem onde plantar, então pode vir plantar nesses canteiros aqui.”

A maioria das oficinas ocorrem por um determinado tempo, mas há uma oficina que é permanente, a Oficina de Ecocadernos que é oferecida pela própria Sala Verde. Ela ocorre pelo menos duas vezes ao mês, para ensinar os participantes a como fazer o seu eco caderno, depois desse período de aprendizagem a pessoa pode ir no horário de almoço das terças e quintas, e nas terças-feiras das 17h às 19h, para confeccionar seu próprio caderno.

Lembrando que todas as oficinas são abertas ao público em geral, tanto para a comunidade externa quanto interna. “Nós pertencemos a pró-reitoria de extensão, a sala verde é um espaço da pró-reitoria de extensão então como tal nossa vocação é a extensão, então nós prezamos por levar ao público” explica a Marlene. “A gente procura está mantendo uma parceria com a comunidade externa e nós estamos sempre muito abertos para receber, fazer de um espaço que está aberto para receber o público externo, então eles são muito bem vindos, vem turma do sul da ilha, do norte, para participar com a gente aqui e a gente recebe essas turmas. A gente não tem muitas pernas para ir, sair da UFSC, nós nos propomos a recebê-los porque nós não temos transporte, a sala verde não tem um carro e a universidade não é fácil de fornecer um transporte para que a gente vá fora da universidade fazer uma atividade dessas, então a gente abre o espaço para essa parceria” complementa.WhatsApp Image 2019-09-12 at 12.42.26

Para mais informações sobre as oficinas que estão disponíveis no momento, acesse AQUI!

Se deseja ser voluntário/oficineiro, clique AQUI!

Lembrando que estão aceitando doações de encadernações de plástico com espirais, encadernações com capa dura e linhas de lã para as Oficinas de Ecocadernos. 

Local de entrega: Sala Verde UFSC, térreo da Biblioteca Central, ao lado da PRAE.