CGA participa de encontro que trata sobre restauração de Manguezais em SC na ALESC
Na tarde desta sexta-feira (7), os biólogos da Coordenadoria de Gestão Ambiental da UFSC, Allisson Castro e Bianca Romeu participaram do 1º Seminário Mangues do Sul do Brasil, no plenarinho da Assembleia Legislativa de SC (ALESC).
O eventou tratou sobre lançamento do projeto Raízes da Cooperação, sendo discutido o estado da arte dos manguezais no Brasil e no mundo, seus serviços ecológicos-ambientais e idiossincrasias e potencialidades da sua proteção e restauração nas respostas às mudanças climáticas e no mercado de carbono (carbono azul, sequestro, fixação e estocagem).
O projeto Raízes da Cooperação é um trabalho da ONG Anama (Ação Nascente Maquiné), que visa encaminhar a recuperação de áreas de mangue no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro em Palhoça além de reduzir as ameaças sobre esse e em dois mangues de Florianópolis, na Estação Ecológica de Carijós e na Reserva Extrativista do Pirajubaé.
Ainda, foi defendida a importância de uma gestão efetivamente planejada do uso das linhas costeiras e a inclusão direta de pessoas nesse processo.
O evento foi promovido pela Comissão de Turismo e Meio Ambiente da ALESC, e contou com a presença de representantes do IMA, da Defesa Civil, do ICMBio e do Instituto Baleia Franca.