7 Dicas para diminuir o consumo de papel

15/05/2017 15:08

Você usa muito papel? Sabia que o brasileiro durante dois anos gasta, em média, uma arvore só consumindo papel sulfite?

A UFSC gastou em 2016 quase 7 milhões de folhas de papel A4, um aumento de 3,92% em relação ao ano anterior.

Muitas vezes utilizamos a impressão e exigimos documentos em papel sem necessidade. Por isso, pequenas ações podem ajudar a evitar o desperdício e diminuir a quantidade do uso de papel. Pensando nisso, reunimos sete dicas de como economizar na hora da impressão:

 

Sete dicas para economizar ao imprimir

 

Use e abuse da internet!

Mensagens eletrônicas – Aproveite a agilidade que as mensagens eletrônicas podem te dar. Ao invés de, por exemplo,  de elaborar um memorando, imprimir, assinar  e digitalizar, você pode substituir todo esse processo por uma mensagem no SPA (Sistema de Processos Administrativos) ou e-mail, também considerados documentos oficiais.  Muitas vezes, você evita perda  de tempo  e torna o processo mais eficiente.

Documentos Digitais – Se você puder manter apenas a versão on-line de um documento, para que imprimir? Reflita se a impressão é realmente necessária, muitas vezes acabamos imprimindo por hábito.

 

Precisa mesmo imprimir? Fique atento!

Revise e imprima frente e verso – Evite erros nas impressões: releia atentamente o documento, verifique se o tamanho da fonte, aproveitamento e configuração da página estão  adequados e se não há nenhum texto solto na última página. Uma dica é sempre visualizar a impressão antes de imprimir. Se possível já deixe sua impressora configurada para impressão frente e verso padrão, veja aqui como fazer.

Reutilize como rascunho – Não jogue fora as folhas que já foram usadas. Reutilize o verso do documento para anotações ou faça um bloquinho de rascunhos.

Use sempre a Ecofont – Não conhece a Ecofont? Ela economiza 20% de tinta nas impressões, veja mais informações no post:  https://goo.gl/VLI6u6

 

Seja mais consciente, faça sua parte!

Tags: Dicas sustentáveisEconomiaImpressão