A Comissão Permanente de Sustentabilidade da UFSC publica o PLS 2021 – 2024

18/01/2022 18:24

A Comissão Permanente de Sustentabilidade da UFSC apresenta o  PLS 2021 – 2024,  uma importante ferramenta institucional de planejamento e “norte” para os gestores em termos de sustentabilidade.  A nova edição do plano possui oito eixos: contratações sustentáveis; consumo; deslocamento; água e esgoto; energia; resíduos; qualidade de vida e  institucional, possuindo no total 57 metas distribuídas em 434 ações. capa pls 2021 2024 - 2

O presente PLS-UFSC, como os que o antecederam, foi construído  pela Comissão Permanente de Sustentabilidade da UFSC. A Comissão é formada por várias vozes: discentes, servidores e gestores dos principais setores da UFSC, que se reuniram ao longo de 2021 e construíram o Plano por meio de Grupos de Trabalho para cada eixo. Por fim, o Plano ficou em consulta pública por quase dois meses, período em que recebeu contribuições da comunidade universitária.

O Plano de Logística Sustentável (PLS) atende a instrução normativa da antigo MPOG, a IN n° 10/2012, que estabelece a obrigatoriedade do PLS em todas as unidades da administração pública federal. O PLS funciona como um instrumento para fomentar a sustentabilidade e a racionalização de gastos e processos na administração pública federal.

A UFSC foi a primeira universidade federal a publicar o PLS em 2013, e desde lá, conforme estabelece a IN, realizou monitoramentos periódicos, além de duas revisões. Uma em 2017 e essa última, que culminou com o documento que pode ser acessado nesse link.