Mestranda da UFSC recebe prêmio internacional por artigo sobre energia fotovoltaica

01/11/2019 15:22
Kathlen Schneider recebe Prêmio Student Awards da edição 36ª. Foto: divulgação

Kathlen Schneider recebe Prêmio Student Awards da edição 36ª . Foto: divulgação

Kathlen Schneider, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e pesquisadora do Laboratório Fotovoltaica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), recebeu o Prêmio Student Awards, na edição 36ª da Conferência Europeia de Energia Solar Fotovoltaica. 

A premiação aconteceu no dia 13 de setembro de 2019, em Marseille, na França.  

O artigo premiado de Kathlen faz parte de sua dissertação, onde estuda o modelo Cooperativista na Geração de Energia Solar Fotovoltaica no Brasil. O fato do projeto ser pioneiro no país, também foi algo que contribuiu para a premiação. 

No Brasil foi implementado com a Resolução Normativa n° 687 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL); o modelo permite que as pessoas se unam para produzir a própria energia que consomem por meio de fontes renováveis. 

Em caso de excedente, a energia pode ser injetada na rede de distribuição e proporcionar descontos ou compensações nas faturas. A mestranda comenta sobre, “Eu acredito e espero que, no futuro, muitas pessoas possam escolher de onde vem sua energia, e que seja de fontes renováveis.”

O trabalho visou comparar o modelo brasileiro (que entrou em vigor em 2016) ao europeu; e foi redigido juntamente com Johanna Fink, Camila Japp, Paula Scheidt Manoel, Marco Olívio Morato de Oliveira e Ricardo Rüther – membros das instituições Confederação Alemã de Cooperativas, Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e Deutschu Gesellschaft Fur Internationale Zusammenarbeit (GIZ). 

Além do artigo premiado a mestranda também foi uma das organizadoras do I Encontro de Mulheres na Energia Solar, realizado no dia 4 de junho, no auditório do Laboratório Fotovoltaica-UFSC

Para mais informações acesse AQUI!